sábado, 8 de dezembro de 2012

O dia mais Feliz...

Devem perguntar o que me aconteceu para andar tão desaparecida, mas o meu desaparecimento temporário teve uma excelente explicação: o meu mais que tudo veio de férias (acho que já vos disse que está em missão no Kosovo), e durante este pequeno período recheado de felicidade exponencial, casamos no dia 30 de Novembro! (vale a pena sentir saudades para depois desfrutar dos sentimentos mais puros e felizes que alguma vez experimentei...) 
A nossa ideia sempre foi apenas ir ao notário, assinar as papeladas e fazer uma viagem para comemorar, no entanto isso agora não seria possível por falta de tempo e ficamos mesmo por Portugal, passando em Óbidos, Caldas da Rainha e Nazaré (com o Geocaching sempre presente nesta história). 
Optamos por fazer uma coisa mais familiar, menos a 2, e organizamos um jantar para os familiares mais próximos e mais presentes nestes 10anos que foram sempre recheados de coisas boas!! Colocou-se a possibilidade de contratar uma empresa de catering para organizar o jantar, mas a ideia não me agradou... Afinal, haverá coisa que me dá mais prazer do que cozinhar e ver a família a apreciar a minha comida? Não! Então, colocamos mãos à obra, e fizemos todo o jantar, exceto o bolo de casamento, que foi da autoria da pastelaria Marbela, um local que sempre foi muito apreciado por nós. 
Na quinta- feira, comecei a organizar as coisas, preparei o bolo-rei (quer dizer, o marido preparou, seguindo as minhas instruções), deixei alguns salgados prontos (caracóis de carne e pimentos; caracóis de presunto e queijo), as tartes doces (abóbora e Tatin de maçã) e o tiramisú.

Caracóis de carne
- 1kg de carne de vaca picada com um pouco de bacon e chouriço
- 1/2 pimento verde e 1/2 pimento vermelho em cubos pequenos
- 1 cebola bem picada
- 3 tomates maduros
- 150cl de cerveja
- 1 malagueta
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 2 bases de massa folhada retangular
- 1 ovo batido
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a cebola, os pimentos, a malagueta e o azeite e deixar refogar até a cebola ficar transparente. Acrescentar o tomate e a cerveja, temperar a gosto. Deixar reduzir. Acrescentar a carne picada aos poucos e ir desfazendo com uma colher. Retificar temperos e deixar cozinhar. Quando estiver a ficar sem líquido, e a carne estiver bem cozinhada, desligar e deixar arrefecer. 
Depois de fria, colocar a carne por cima da massa folhada, e enrolar, partindo do lado mais longo, e tendo o cuidado de apertar bem o rolo. 
Cortar fatias com cerca de 1cm cada, e colocar num tabuleiro sobre um tapete de silicone. Pincelar os caracóis com ovo batido e levar ao forno até ficarem dourados.
São os preferidos da minha sogra, e fizeram sucesso entre todos!


Caracóis de queijo e presunto
- 350g de queijo fatiado
- 200g de presunto fatiado fino
- 2 bases de massa folhada retangular
- 1 ovo batido
Colocar sobre a massa folhada o queijo fatiado a cobrir toda a massa. Sobrepor o presunto, e enrolar da mesma forma que os anteriores. Cortar os caracóis, pincelar com o ovo batido e levar ao forno a dourar.
Estes então foram um completo sucesso, a selecção de ouro do Raul e da Inês!

Na sexta, o casamento foi às 14.30h, mas como noiva trabalhadora que sou, passei uma manhã de sonho de volta dos meus tachos e travessas! 
De manhã, tratei das entradas de emmental e tomate cereja (a receita já foi postada no blog), as eleitas da minha cunhada.

Ainda houve tempo para uns gulosos folhados de queijo da Serra e chouriço Alentejano, folhados de feta, chalota e pera, e umas trouxas de marisco!

Folhados de Queijo da Serra e Chouriço Alentejano

- 1 base de massa folhada
- Rodelas de chouriço Alentejano
- Queijo da Serra curado em fatias
Cortar a base de massa folhada em tiras de aproximadamente 4cm de largura. Colocar uma rodela de Chouriço e um pouco de queijo sobre a rodela, e fechar a massa, pressionando as pontas. Pincelar com ovo, e levar ao forno até ganhar cor. 

Folhados de Feta, Chalota e Pera
- 1 base de massa folhada
- Queijo feta desfeito 
- 3 peras Rocha descascadas e cortadas em fatias finas
- 1/2 chalota em meias luas finas
- ovo batido para pincelar

Cortar a base de massa folhada com um cortante redondo e floreado. Desenhar com a faca um círculo menor para que a massa cresça nos bordos. Colocar dentro do círculo desenhado, duas a três fatias de pera, um pouco de chalota e o queijo feta desfeito. Pincelar os bordos e levar ao forno. 
Estes são os meus preferidos, e recomendo a quem aprecia o sabor intenso do feta! Uma delícia...

Trouxas de Marisco
- 1 cebola pequena picada
- 200g de miolo de camarão cozido
- 5 delícias do mar
- 1 pouco de pimento verde picado
- 1 pouco de pimento vermelho picado
- 2 tomates maduros sem pele
- Salsa a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta moída a gosto
- Azeite q.b.
- 1 pacote de massa filo 
- manteiga amolecida
Colocar o azeite, a cebola e os pimentos em cubos a refogar até a cebola começar a perder a cor. Acrescentar o tomate previamente pelado e picado, as delicias e o miolo de camarão. Deixar cozinhar em lume médio. Temperar a gosto. Quando já estiver bem cozinhado, retirar alguns camarões e reservar. Passar o resto do preparado, criando uma pasta. Picar um pouco de salsa e envolver e, se necessário, retificar os temperos. Cortar a massa filo em quadrados de cerca de 8cm de lado. Sobrepor dois quadrados, pincelando com manteiga para que colem. Colocar uma colher de chá de recheio e dois camarões em cada um dos conjuntos de quadrados, e fechar a trouxa. Pincelar com um pouco de manteiga. Colocar no forno a 160ºC, até que fiquem com um tom acastanhado dourado.
Uma delícia!! A Marina adorou!!!

À tarde ainda houve tempo para fazer umas mini-pataniscas, um bolo de alfazema (desta vez em quadrados com uma framboesa, para dar um pouco mais de cor), uma sopa (receita já postada no blog), e um polvo salteado com pimentos que foi a mais cobiçada por todos. 
Polvo Salteado Com Pimentos
- 1 polvo cozido (com uma cebola na água da cozedura)
- 2 chalotas em meias luas grosseiras
- 1 pimento verde em juliana
- 1 pimento vermelho em juliana
- 1 malagueta bem picada
- azeite
- tomilho a gosto
 Colocar na Wok o azeite (gosto de colocar uma quantidade generosa), a chalota, os pimentos, a malagueta e o tomilho, deixando cozinhar até que comece a ficar mais molezinho. Acrescentar o polvo e deixar cozinhar para que tome o gosto do preparado anterior. 

Ainda deu tempo para cozer uns camarões tigre, e colocar dois frangos caseiros no forno! 

Frango no Forno com Laranja
- 3 laranjas descascadas e segmentadas
- 6 colheres de sopa bem cheias de pimentão
- 2 copos de vinho branco (usei Casal Garcia)
- cerca de 10cl de azeite
- um ramos grande de tomilho
- 8 dentes de alho bem picados
- sal a gosto (não é necessário colocar muito, pois o pimentão já é ligeiramente salgado)
- 2 malaguetas grandes bem picadas
- 2 frangos cortados em pedaços

Colocar o frango em travessas refractárias e regar com a marinada. Colocar no forno a 180ºC cerca de 1.20h, verificando sempre como está a cozedura, e virando as peças de vez em quando.
Não tive tempo para provar, mas todos adoraram!!

Acrescentei ainda umas tostas de requeijão com salmão fumado e agriões com umas gotinhas de creme de vinagre balsâmico, mais uns gressinos de montes de variedades, umas tostas e umas quantas variedades de pão, uma saladinha de alfaces e outra de agriões.
Para a doçaria, além do que preparamos e do bolo de casamento, mais um pudim de pão da minha sogra, a tarte de lima da minha cunhada (também um verdadeiro sucesso) e a mousse de chocolate. 





O café foi servido com bombons de laranja cristalizada (também feitos por mim), que estavam divinais!!
A festa correu melhor do que alguma vez sonhei, e fiquei extasiada ao ver as pessoas que mais amo a desfrutarem dos meus cozinhados, arrancando deles todo o prazer de uma comemoração intima, mas como sempre sonhamos!!

Foi um dia cheio, mas tudo valeu a pena... O culminar de 10anos recheados de felicidade e harmonia, que vai continuar sempre!! 

Se fiquei cansada?? Nada disso! Nasci para organizar festas :-)




7 comentários:

  1. Que belo banquete! Muitos parabéns e felicidades!
    Beijinhos
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula!! Foi como sempre quisemos, e muito melhor por ver a satisfação dos convidados...

      Beijinhos,
      Virgínia Carneiro

      Eliminar
  2. Muitas Felicidades.
    O dia ficou bem mais especial assim. E digo-te que preparaste um banquete de fazer inveja ao melhor catering.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rosário!! Tornou-se mesmo muito especial... Não podia ter corrido melhor.

      Beijinhos,
      Virgínia Carneiro

      Eliminar
  3. Que esses sorrisos se mantenham até ao fim da vida felicidades.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia