terça-feira, 31 de julho de 2012

As alegrias do crescimento

Ah, como é gratificante ver a minha horta de jardim a crescer saudavelmente e presentear-me com legumes biológicos que, não tarda, farão as delicias nos meus mais acarinhados pratos!! 
Aqui está a última atualização do crescimento da minha horta, que me deixa tão tão orgulhosa...


Couve coração e couve roxa

Couve roxa, brócolos, hortelã e malaguetas-flor (o fruto,tem a forma de uma flor! Daqui a algumas semanas já espero ter algo para vos mostrar. A floração já começou!)


Tomateiros (já estão maiores do que eu!)de tomate-cereja



Tomates coração-de-boi


Pimentos (verdes e vermelhos)

Malaguetas normais (já têm flor!!)


Biscoitos de princesa!

Por vezes, a meio da semana surge um tempinho para me dedicar à cozinha, mas sempre coisas mais para o rápido, porque mesmo os tempinhos são muito curtos!! Decidi-me então por biscoitos de baunilha com açúcar, tão fofos que parecem guloseimas de princesa...
Para fazerem estas fofuras que namoram com um cházinho, precisam de:
10g de manteiga
10 cubos de açúcar branco
250g de açúcar 
4 ovos
meia colher de café de extrato de baunilha 
250g de farinha


O forno deve pré-aquecer a 180ºC. Utilizar uma taça para partir os cubos de açúcar, até ficarem do tamanho de lentilhas, mais ou menos. Bater os ovos e depois misturar com o açúcar (batam bem os ovos, para evitar que os biscoitos fiquem duros). Misturar a farinha peneirada, aos poucos, com a mistura de ovos-açúcar. Colocar a massa no saco de pasteleiro sem bico, e distribuir em quantidades do tamanho de uma colher de sobremesa por cima do tapete de silicone. Colocar os pedacinhos de açúcar por cima e levar ao forno cerca de 10-12min.


Sejam gulosos!!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Vestido de gala...



Tartes de legumes são mais ou menos assíduas na minha cozinha mas, desta vez, decidi colocar um vestidinho de gala à minha simplória tarte: queijo Brie e tomates cereja! Cá em casa todos adoramos queijo (acho que já referi), então decidi abusar deste ingrediente e utilizar o Brie numa simbiose perfeita com o mozarela, que habitualmente coloco nas minhas tartes. 
Preparei na Wok uma cebola em meias luas muito finas, um fio de azeite, dois alhos picados, pimentos em juliana fina (verde e vermelho), uma malagueta picada e com sementes, uma corgete grande, uma couve coração em juliana grosseira e uma lata de salsichas de aves fatiadas. Deixei cozinhar os legumes, e acrescentei um pouco de sal (prefiro abusar na malagueta e nas ervas aromáticas) e um bom ramo de segurelha picada grosseiramente. Coloquei uma base de massa folhada numa tarteira, piquei o fundo e coloquei o preparado de legumes, coando o excesso de liquido que libertaram durante a cozedura. À parte bati um ovo com um pouco de leite de soja e verti na tarte, para ligar os legumes. Polvilhei com mozarela ralado, e acrescentei o Brie em fatias e os tomates cereja. Forno a 180ºC cerca de 20-30min. Pronta!! 
Esta tarte vai ser um dos pratos salgados que faço intenção de produzir numa iniciativa em que pretendo levar para fora da minha cozinha doces e acepipes... Espero dar-vos boas notícias em breve acerca deste "projeto".

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Espetadas perfumadas

Alecrim, alecrim aos molhos por causa de ti choram os meus olhos!! Ah, que saudades de ouvir e cantarolar esta típica canção que a minha avó me ensinou...
Normalmente, o alecrim é considerado um arbusto decorativo, e poucas vezes utilizado como erva aromática, pelo menos na minha zona... Quase toda a gente o tem no jardim, mas nem concebe que poderia utilizá-lo para criar iguarias diferentes e deliciosas na cozinha!! 
Num passeio com os pais (com o intuito de fazer umas caches), encontrei um arbusto enorme de alecrim na casa de uma senhora que vendia legumes, e pedi que me arranjasse algum para fazer umas espetadas! Ficou um pouco impressionada, mas depois até ficou curiosa por saber como fazia as espetadas.

 Voltei para casa com um enorme ramalhete de alecrim, e casei-o com a carne de vaca, o presunto, pimento (verde e vermelho), tomate cereja e cebola. Temperei com sal, pimenta, e um pouco de sumo de limão e grelhei num tacho anti-aderente. Acompanhei com uma saladinha de alface e rúcula, e voilá! Ótimo prato para um dia de verão...

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O digníssimo 2º lugar

Esta receita foi mesmo criada na minha cabecinha para participar no passatempo da "Kiss the Cook" onde era pretendido fotografar e postar no mural deles uma salada ou prato de Verão. No final das contas, a minha salada perdeu para o bife de perú de outro concorrente, mesmo assim fiquei muito contente com o resultado, porque a salada, para além de linda ficou deliciosa!!
Preparei então uma salada de cuscuz com feijão de soja, que acompanhei com rúcula e maçã.
Cheguei a casa, e pus mãos à obra! Cozi o cuscuz e, à parte, o feijão de soja e a cenoura em juliana muito fina. Salteei bacon em tiras muito fininhas, juntei pimento verde e vermelho em cubos pequenos e uma malagueta picada e salteei tudo. Numa saladeira, misturei o cuscuz, o feijão e a cenoura e o preparado de pimentos, acrescentei azeite e sumo de limão. 
Para servir, coloquei uma cama de gomos de maçã smith e uma folhas de rúcula, enformei a saladinha por cima, e está pronto! É tão tão fácil que acho mesmo que é o prato ideal para aqueles dias de Verão em que dá a moleza e não apetece perder muito tempo...

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Isto é muita fruta...

Para adoçar um pouco a sobremesa, decidi transformar umas maçãs e uns pêssegos da "avó do Mú" em deliciosas tartes para fechar o manjar de arroz de Tamboril! Uma associação entre as frutas, a massa folhada e o creme de pasteleiro deram origem a uma delicia soberba...




As birrices do Verão

Apesar de estar a fazer birra, o Verão está aí, e Verão significa geladinhos deliciosos para a sobremesa. Este fim de semana, foi a vez da manga dar o ar de sua graça. Não é que aprecie muito este fruto tropical, mas cá em casa, as minhas pessoas adoram, e adoro vê-los felizes!! 


Este geladinho é muito muito simples, tal como quase todos os que tenho feito. Foi só bater 2 pacotes de natas de 200ml em chantilly, acrescentar açúcar em pó peneirado a gosto e duas mangas bem maduras em puré. Colocar na máquina dos gelados, cerca de 30minutos e levar ao congelador num recipiente hermeticamente fechado. (esta quantidade de gelado dá mais ou menos 1,5l de gelado, por isso tem que ser colocado na geladeira em duas vezes)

Para florear um pouco a sexta-feira e adoçar a visão ao meu Luís (a saudade já começa a apertar e ainda faltam quase 3 meses!), reduzi a puré mais uma manga, cortei discos de massa folhada e pincelei com mel, e coloquei no forno até adquirirem cor. Mais umas framboesas, umas folhas de hortelã-chocolate lá da horta, e está pronto!! Sobremesa digna de príncipe... 

Caracol, Caracol...

... põe os corninhos ao sol. Que nostalgia! Que saudades da minha infância despreocupada e dedicada à bicharada em geral! A lenga-lenga do caracol e a da joaninha eram as que mais repetia quando ia para o campo ou para o jardim das minhas avós...  

Bem, vamos então ao que interessa, porque com as correrias dos últimos dias, tenho muita coisa para vos mostrar. Então, na semana passada, tinha uma sopinha deliciosa para o jantar, mas apetecia-me algo mais. Fui ao frigorífico e bati contra uma massa folhada que lá tinha esquecida! Peguei o queijo e o fiambre de perú e enrolei na massa. Coloquei cerca de 30minutos de novo no frigorífico só para solidificar. Retirei, cortei em fatias e pincelei com ovo batido, coloquei oregãos secos e sementes de sésamo para finalizar. Forno até ficarem douradinhos, e está pronto!! 
Estes caracóis são ótimos como entradas ou como complemento para uma refeição mais leve.