quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O almoço da preguiça...

Ao domingo é dia de preguiça: dormir até mais tarde, almoçar mais tarte, e facilitar o que se cozinha, já que a dormência é tanta... Este domingo foi mais preguiçoso que os demais, pois houve festa até tarde no dia anterior... A ideia sempre foi cozinhar algo com cogumelos, mas como o tempo passou muito depressa, teve que se improvisar e acelerar o processo!! De qualquer forma, mesmo com preguiça, é domingo, e o domingo merece um almoço delicioso, mesmo que seja feito com uma enorme dose de murrinhice... Com algumas coisinhas que existiam lá por casa, lá se preparou uma Tarte de cogumelos e Perú com Queijo Emmental.

Para preparar esta tarte preguiçosa, vão precisar:
- 7 cogumelos brancos grandes e fatiados grosseiramente
- Pimento verde em cubos pequenos
- Pimento vermelho em cubos pequenos
- 1 malagueta
- 5 bifes de perú grandes, e cortados em tiras finas
- 1 chalota
- 3 tomates maduros grandes picados
- Ovo batido com 10Cl de bebida de soja
- 2 bases de massa folhada
- Queijo emmental raspado (a gosto)
- Cebolinho picado (a gosto) 
- Sal q.b.
- Azeite q.b.

Colocar num tacho o azeite, a chalota picada, os cubos de pimento e a malagueta e deixar refogar até a chalota começar a ficar mais translúcida. Acrescentar os cogumelos de deixar cozinhar mexendo sempre, para que ganhem uma tonalidade dourada mas sem queimar. Acrescentar o perú, temperar a gosto e deixar cozinhar. Colocar o tomate e deixar que coza e que a quantidade de líquido reduza. Enquanto o recheio coze, forrar uma tarteira com massa folhada (deixar o papel vegetal por baixo da massa), e cortar a outra base com o rolo de corte, para que fique com um aspeto de rede, e para tapar a tarte. 
Depois do recheio já quase não ter liquido, colocar na tarteira, e verter o ovo batido com a bebida de soja dentro, de modo a unificar o recheio.
Colocar a massa folhada em rede por cima da tarte, e aparar o excesso de massa. Raspar queijo emmental por cima da tarte (cá em casa é sempre bastante), e terminar com cebolinho picado. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 20 minutos. Depois aumentar a temperatura (aprox. 230ºC) e colocar a gratinar uns 2-3 minutos. 
Servir com salada, e para os mais insatisfeitos, com um arroz seco rápido, tal como o domingo pede. 
Depois de provar o resultado, pode ser perfeitamente uma opção para receber alguém, pois é rápida, segura (acho difícil alguém não gostar) e deliciosa!
Experimentem e deliciem-se...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Melhor Aniversário de Sempre!!

Bem, peço desculpa por ter andado desaparecida, mas o meu mais que tudo está de volta e estive ocupadíssima a matar saudades!! No entanto, não abandonei os tachos e panelas, ai isso é que nunca... Ainda por cima, sábado, dia 24, festejei as minhas 26 primaveras, e teve que sair do meu palco mais um bolo deliciosamente fantástico, e muito muito aromático e feminino: Bolo de alfazema.
Para prepararem este bolo, vão precisar:
- 2dl de bebida de soja
- 4 colheres de café de flores de alfazema secas
- 250g de manteiga
- 300g de açúcar branco refinado
- 6 ovos inteiros
- 350g de farinha de trigo peneirada
- 1 colher de café de fermento em pó
- 200g de açúcar em pó
- Sumo de uma lima
- Manteiga e farinha q.b. para barrar a forma
Ligar o forno a 180ºC. Barrar a forma com manteiga e polvilhar com farinha.
Num tacho pequeno, colocar a bebida de soja e a alfazema em lume médio até ferver. Quando ferver, desligar, colocar a tampa e reservar por 30 minutos. Num recipiente grande, misturar a manteiga amolecida com o açúcar refinado até formar um creme esbranquiçado. Acrescentar um ovo de cada vez e ir envolvendo. 
À mistura de manteiga, açúcar e ovos, acrescentar um pouco de leite aromatizado, envolvendo bem. A seguir, acrescentar um pouco de farinha e fermento peneirados, e envolver delicadamente mais bem. Acrescentar mais leite (reservando um pouco para o glacé), e depois o resto da farinha, envolvendo bem (para envolver o leite e a farinha em porções, utilizei um salazar  fazendo sempre a mistura rente às paredes do recipiente). 
Colocar a massa na forma e levar ao forno 30minutos, testando o centro do bolo com um palito, para verificar a cozedura. 
Entretanto, enquanto o bolo coze, acrescentar açúcar em pó peneirado ao leite reservado e o sumo da lima. Ir mexendo até se formar um gel mais ou menos líquido. 
Depois do bolo pronto e desenformado, colocar o glacé por cima e deixar secar.
Apesar de ter sido logo rotulado como "O bolo das ervas do monte", teve um enorme sucesso! É fofo, mas ao mesmo tempo suculento, delicado, perfumado e lindo de morrer... O glacé dá-lhe uma consistência mais crocante e acidificada pela lima. Por ser diferente fez um enorme sucesso! Foi o bolo ideal para festejar o aniversário mais feliz de sempre. Obrigada a todos os que fizeram parte dele...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Parabéns Paizinho!

No passado dia 18 de Novembro (Domingo), o meu paizinho fez 48anos, houve uma ida ao restaurante, e o bolo rei da MFP para festejar com a família. Bolo de aniversário como deve ser teve a sua atuação na segunda feira ao almoço, no almoço da nossa empresa, em que o aniversariante paga o almoço aos outros funcionários. O pai tem que ser mesmo à patrão, por isso lá lhe fiz um bolo com deve ser... Saiu então um Bolo de Cacau com Framboesas e Hortelã
Para a decoração, irão precisar: 
- 100g de chocolate branco derretido em banho-maria
- pastilhas de chocolate branco (aproximadamente 80g)
- 200g de framboesas frescas
- Folhas de hortelã fresca
Colocar o chocolate branco numa caneta decorativa e, em cima do papel vegetal desenhar as decorações que desejarem, no meu caso, tracei o número 48, fiz uma grelha e duas espirais. Deixar arrefecer, e colocar no frigorífico até à hora da decoração

Para o recheio:
- 125g de manteiga amolecida
- 1/2 colher de sopa de cacau dissolvida em 1/2 colher de sopa de água quente
- 100g de açúcar em pó
Bater bem e reservar no frigorífico.
Para a gananche:
- 250g de chocolate preto (a gosto, eu prefiro sempre o que tem uma maior percentagem de cacau)
- 200ml de natas
Colocar o chocolate partido num recipiente. Aquecer as natas até levantarem fervura. Quando começarem a ferver, verter por cima do chocolate e ir envolvendo até derreter. Reservar. 

Para o bolo irão precisar:
- 125g de manteiga amolecida
- 200g de açúcar refinado
- 4 ovos (separar gema da clara)
- 175g de farinha
- 50g de cacau magro em pó
- 1 colher de café de fermento em pó
- 50g de amêndoa em palitos
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Ir acrescentando uma gema de cada vez, e bater bem. Peneirar a farinha, o cacau e o fermento para um recipiente à parte, e bater as claras em castelo. Acrescentar ao preparado anterior alternadamente as claras e a mistura de farinha e cacau, envolvendo delicadamente com uma colher grande de metal. Acrescentar a amêndoa em palitos e envolver delicadamente. 
Colocar a massa numa forma redonda e sem buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha. Colocar cerca de 20-25min no forno pré-aquecido a 180ºC, verificando se o interior está cozido, utilizando um esparguete. 
Deixar o bolo arrefecer. Desenformar, e cortar a meio na horizontal. Rechear com o creme de manteiga. A gananche já deverá ter uma consistência resistente ao toque, e deste modo, permite uniformizar a superfície do bolo. Barrar com a gananche arrefecida, e voltar a aquecer (em banho-maria) a restante. Verter em cima do bolo e alisar com uma espátula. 
Colocar o bolo no prato de servir, e decorar a gosto com o chocolate branco, as framboesas e a hortelã.
Este bolo fez logo sucesso mal entrei no restaurante! É o típico bolo de festejar algo importante. Não é excessivamente doce, devido ao cacau em pó, e também não é seco graças ao recheio de creme de manteiga. As framboesas são a alma gémea do chocolate preto, e a hortelã confere-lhe o perfume e termina o quadro! 
Ficou perfeito.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mudança de planos

Tal como vos referi na anterior receita (das entradas de emmental e tomate cereja), vai haver comemoração cá em casa, e ando na fase dos experimentos de acepipes, para que no dia D não hajam surpresas. Decidi fazer umas cornucópias com massa folhada, e foi daqui que sobrou a tal tirinha de massa que deu origem às suculentas entradas! Depois de prontas, achei que o interior era muito grande para recheio salgado, e como entretanto criei os folhadinhos, reservei as cornucópias.
Entretive-me na confeção do prato principal, e por momentos esqueci as cornucópias, que acabaram por não ter utilidade.
No fim do jantar, e por ser sábado, dia de manjar dos Deuses, não apetecia só o cafezito para selar a nossa fantástica refeição, por isso houve mudança de planos quanto ao futuro das cornucópias, e em vez de salgados, deram origem a um delicioso acompanhamento doce e delicado para o nosso aveludado café Nespresso: Cornucópias de maçã e lavanda.

Para esta receita, irão precisar: 
- 6 cornucópias previamente preparadas (enrolar uma fina tira de massa folhada num molde em forma de cone, e pincelar com ovo. Levar ao forno até ficarem douradas)
- 2 maçãs amarelas em cubos
- 2 colheres de sopa de mel bem cheias
- 1 colher de café de canela
- 2 colheres de chá rasas de flores de lavanda secas
- 50g de nozes picadas
Colocar todos os ingredientes, exceto a lavanda num tacho anti-aderente, em lume médio, e mexendo sempre, aguardar que a maçã fique cozida. Acrescentar a lavanda e mexer. Encher as cornucópias com o recheio e decorar com lavanda seca. Servir quente.
Primeiro perdem-se uns quantos segundos a admirar a beleza desta sublime sobremesa, depois desfaz-se na boca, e o aroma da lavanda... Todos os sentidos envolvidos na degustação desta maravilha! 

domingo, 18 de novembro de 2012

Entrada é serventia da casa

Vou dar uma festinha daqui a uns dias, e ando a experimentar alguns acepipes rápidos de preparar (porque quero fazer pouca quantidade mas grande variedade), pequenos (pois vai ser para servir em pé) e ao mesmo tempo deliciosos!! 
Ao sábado, como já sabem, é o dia dedicado à cozinha, e precisei de massa folhada para uma sobremesa (mais adiante chegará a sua vez), mas sobrou uma tirinha de massa folhada. Como tinha ideia de fazer uns experimentos, fui buscar umas coisitas que tinha para o frigorifico, e lá criei uns folhadinhos de emmental e tomate cereja.

Para fazer estas entradas, irão precisar de:
- Massa folhada
- Chouriço de carne Alentejano em rodelas finas
- Pimento verde em tiras finas
- Pimento vermelho em tiras finas
- Queijo emmental em tiras finas
- Tomate cereja cortado em metades
- Oregãos a gosto
- Pimenta preta moída a gosto
- Sal a gosto
- Ovo batido para pincelar
Cortar a massa folhada em tiras de aproximadamente 2cm de largura. Cortar retângulos com cerca de 3cm de comprimento (para uma melhor apresentação, tentar que fiquem semelhantes). Com a faca, traçar um retângulo menor dentro de cada retângulo de massa, mas sem cortar.
Colocar uma rodela de Chouriço em cada um dos retângulos, seguido de uma tira de cada um dos pimentos, um retângulo de queijo emmental (da dimensão do retângulo menor), e meio tomate cereja (golpeado em cima). 
Temperar a gosto com a pimenta, o sal e os oregãos, e pincelar os bordos com ovo batido.Colocar ao forno a 180ºC, até os bordos crescerem e ficarem dourados. Servir quente.
O resultado foi melhor do que o esperado, e é daquelas entradas que não apetece parar de comer... Vai ser uma das entradas, de certeza!! 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Grão a grão

Adoro os ingredientes tipicos de outono, e a romã é o que me agrada mais!! É raro o dia em que não devoro uma, grãozinho por grãozinho. A meu ver, é a fruta de paciência. O tempo que demora a descascar, e o prazer de degustar o sabor de cada um dos grãos... Como gosto tanto tanto de romãs, já fiz os muffins de maçã e romã, mas estava a apetecer-me era um prato salgado com esta deliciosa fruta. E com fruta, a primeira coisa que me ocorre é chutney. Um chutney de romã é música para os meus ouvidos... E liga bem com? Hum...Frango! 
Folhados de Frango com Chutney de Romã

Então, para o chutney, precisam de: 
- 2 romãs descascadas;
- 1/2 chalota bem picada;
- 2 alhos picados;
- 3 colheres de sopa de açúcar amarelo;
- 300ml de vinagre balsâmico;
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta q.b.

Colocar a cebola, o alho e o azeite num tacho e deixar refogar até que a cebola comece a ficar transparente, mas sem deixar o alho queimar. Acrescentar o vinagre balsâmico e o açúcar, o sal, a pimenta e 2/3 da romã, e deixar reduzir até ficar 2/3 do volume inicial.O resultado deverá ser uma pasta mais ou menos consistente, ligeiramente adocicada. Reservar. 

Para os folhados precisam de:
- 10 folhas de massa filo
- 10 bifes de frango grelhados(previamente temperados a gosto)
- azeite para pincelar
- Arroz basmati para acompanhar
- Alguns grãos de romã

Colocar duas folhas de massa filo sobrepostas, pincelar com azeite para que colem uma à outra, e cortar verticalmente em dois retângulos.  Em cada retângulo, colocar  um bifinho de frango, o chutney de romã a cobrir, e colocar alguns grãos da romã reservada na confeção do chutney. Enrolar em forma de guardanapo, colando a massa filo com azeite. Repetir o processo até esgotar os ingredientes. Colocar os folhados no forno pré-aquecido a 170ºC até que os folhados fiquem dourados (cerca de 20 minutos). Servir com arroz basmati e decorar com alguns grãos de romã.


É uma refeição cheia de aroma, devido ao arroz basmati e ao chutney. Tem um travo ligeiramente adocicado, que extasia alguns, mas não agrada a outros... É uma questão de fazer e avaliar a reação do vosso palato.Eu adoro!!!

domingo, 11 de novembro de 2012

Ninhos Laranja

Para variar, no fim de semana estava com um apetite voraz de uma massinha com queijo... Como ainda não tinha acabado o prazo para participar no passatempo que a milaneza, em parceria com o blog Cinco Quartos de Laranja lançaram no dia das massas, juntei um toquezinho de laranja à minha massa, desta vez utilizando o forno. Não me apetecia carne nem peixe. Fui às compras e tropecei nuns cogumelos Marron com um aspeto... Mais uma embalagem de Fusili Milaneza. Então para o jantar vai ser Fusili com Laranja e Ovos de Codorniz.

Para esta receita irão precisar:
- 200g de cogumelos Marron
- 1/4 de pimento vermelho em juliana
- 1/4 de pimento verde em juliana
- 1/2 malagueta vermelha picada
- 1/2 chatola em juliana
- 1 laranja segmentada
- 2 tomates maduros picados
- 500g de Fusili Milaneza
- queijo emmental ralado, a gosto
- 6 ovos de codorniz
- azeite q.b.
- sal q.b.
Colocar a massa a cozer numa panela com água e sal, até ficar al dente. Colocar no Wok o azeite, a chalota, os pimentos e a malagueta. Deixar cozinhar em lume alto tendo o cuidado da chalota não queimar, apenas ficar transparente. Acrescentar os cogumelos em quartos e deixar cozinhar e ganhar cor. Colocar o tomate, e temperar de sal, a gosto.
Acrescentar a massa e a laranja em segmentos. Colocar a massa nos ramequins, polvilhar com emmental ralado (na hora), e abrir um ovo de codorniz no centro. 
Colocar no forno a 180ºC, cerca de 15 minutos, apenas para derreter o queijo e cozinhar o ovo. Retirar e servir de imediato.
A laranja confere acidez ao prato, e os cogumelos uma textura delicada. A frescura da laranja casa na perfeição com o sabor intenso do queijo, suavizando o prato.  ovo de codorniz unifica todos os ingredientes. 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Açúcar aos potes!


 Doces à semana são raros cá em casa, só mesmo se espreitar um concurso! E aconteceu esta semana. A Mafalda Moreira, fiel seguidora do nosso "Que Massada" fez queixinhas da RAR Açúcar, que lançou um passatempo no dia mundial da poupança (31 de Outubro) "Receitas económicas RAR Açúcar!" Só tinha um dia para pensar e fazer uma receita original económica. Juntei duas maçãs e uma romã lá do cesto da fruta. Açúcar RAR refinado e mais um bocadinho de demerara e mãos à obra!!
Ingredientes
- 75g de manteiga derretida
- 50ml de leite ou bebida de soja
- 1 iogurte natural
- 90g de açúcar refinado RAR
- 2 ovos grandes
- 2 maçãs em cubos pequenos
- Grãos de 1 romã
- 175g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Manteiga para untar a forma
- Papel vegetal para forrar
- Açúcar demerara RAR para polvilhar (a gosto)
Preparação
1- Ligar o forno a 180ºC;
2- Barrar com manteiga uma forma para Muffins e forrar com papel vegetal cortado em retângulos irregulares;
3- Num recipiente, misturar o iogurte, o leite e o açúcar, utilizando um batedor de arames;
4- Acrescentar os 2 ovos e bater bem;
5- Batendo sempre, envolver a manteiga derretida (já morna) com os outros ingredientes;
6- Acrescentar a fruta e envolver com uma colher grande de metal;
7- Peneirar a farinha e o fermento e misturar com os restantes ingredientes, envolvendo com uma colher de metal, de modo a que fique bem misturado, mas sem mexer demais;
8- Encher 2/3 de cada um dos orifícios da forma de Muffins, e polvilhar com açúcar demerara RAR, para que a superfície fique crocante;
9- Bater com a forma ligeiramente no balcão, de modo a acamar a massa;
10- Levar ao forno 30 minutos;
11- Desenformar ainda morno. 
Um chazinho quentinho a acompanhar... Adquirem uma textura suave e delicada da maçã, quebrada pelo sabor ligeiramente mais rude dos grãos da romã. 
Ainda fizeram as delícias da minha sobrinha que está para chegar :-)

Segunda é dia da Sopa

À segunda feira (normalmente o meu dia de folga), é dia de fazer uma grande panela de sopa para alimentar as nossas barrigas esfomeadas nos jantares da semana toda. A sopa é um prato leve e delicioso, que não fica nada dispendioso (bem, pode ficar, depende do que pretendemos) e bastante nutritivo. 
O grande problema cá em casa é que o meu pai não vai muito à bola com as sopas... É mesmo muito difícil de satisfazer! Os comentários repetem-se, e mesmo nas sopas mais deliciosas, lá tenho que ouvir "se tivesse aqui uma sopa de lavrador..."
Esta segunda lá me decidi a dar um toque rústico à minha sopa, mas não me rendi à batata, que normalmente não utilizo nas sopas...
Para esta sopa irão precisar: 
-1/2 Chalota em cubos grosseiros
-1 alho francês em juliana (parte branca e parte verde)
- 3 caules de aipo em cubos e a ramada de uma das folhas 
- 1/2 couve flor partida em pedaços grosseiros
- 1/2 beringela
- 2 nabos e cubos
- 3 cenouras médias em rodelas não muito grossas
- 1 couve penca 
- 1 frasco de feijão manteiga cozido
- Azeite q.b.
- Sal q.b.

Numa panela grande colocar o azeite, a chalota e o alho francês e deixar estalar até ficar translúcido. Acrescentar o aipo, a couve flor, a beringela, os nabos, os talos da penca e duas colheres de sopa de feijão. Deixar cozinhas em lume médio, mexendo frequentemente. 
Noutra panela mais pequena, colocar as rodelas de cenoura a cozer com um pouco de sal. Quando ferver, acrescentar as folhas da penca (que devem ser rasgadas com as mãos) e o feijão. 
Entretanto, os legumes da sopa deverão começar a ficar sem liquido. Acrescentar (com o auxílio de uma colher de servir a sopa) um pouco da água de cozedura das cenouras, penca e feijão. Temperar com sal a gosto. Quando os legumes estiverem bem cozinhados, passar com a varinha. Acrescentar ao creme obtido as cenouras, a penca e o feijão que foram cozidos à parte. Acrescentar água quente e retificar o tempero. Deixar levantar fervura. Retirar do lume e colocar um fio de azeite. 
O meu pai, finalmente, adorou a minha sopa!! Sabor da lavrador com o perfume delicado do aipo, que a torna diferente e não menos apetecível... 
Reconfortante, como todas as sopas deverão ser.


domingo, 4 de novembro de 2012

Gula é Pecado!

Normalmente arroz é um acompanhamento que não me diz grande coisa, mas um risoto bem feitinho, isso sim, sofro algo semelhante a uma metamorfose, rio para ele antes de o devorar sem qualquer piedade... O risoto tem é um defeito enorme: para parar de comer é muito complicado! 
Ontem decidi então fazer um risoto de alho francês e tomate com Gambas grelhadas. Só de pensar na preparação aqueci as almas cá de casa...

Para preparar este prato irão precisar: (refeição para 3 adultos)
- Aproximadamente 20 gambas grandes
- Sumo de 1 lima
- Sumo de 1/2 limão
- 3 dentes de alho
- 2 alhos francês
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho
- 1 malagueta em flor
- 1 malagueta normal com sementes
- 1 copo de vinho branco (Gazela)
- 3 tomates maduros picados (previamente pelados)
- 1 mão de arroz por pessoa + 1 extra (neste caso, 4 mãos de arroz)
- 2 colheres de sobremesa de manteiga, mais um pouco para as gambas
- sal q.b.
- azeite q.b.
- cebolinho q.b.
Descascar as gambas, reservando as cabeças para o caldo. Depois de descascadas, marinar com o sumo da lima e do limão, um pouco de sal e os dentes de alho picados. 
Não gosto de fazer risoto com água nem com caldos preparados, faço o meu próprio caldo, e para isso, colocar numa panela com água as cabeças das gambas, a malagueta em flor grosseiramente cortada, a parte verde dos alhos francês e 1/4 de cada um dos pimentos e um pouco de sal. Deixar o caldo ferver cerca de 20 minutos.
Para o risoto, numa panela baixa, colocar a parte branca dos alhos francês em juliana, 1/4 de cada um dos pimentos picados em cubos pequenos, a malagueta também picada e um pouco de azeite. Deixar refogar um pouco até ao alho francês começar a ficar translúcido. Colocar o risoto e ir mexendo até ficar ligeiramente transparente. Acrescentar o vinho branco e ir mexendo. Quando iniciar a ficar sem líquido  colocar o tomate, e ir mexendo. Sempre que seja necessário acrescentar liquido, colocar 1 colher de sopa do caldo previamente preparado. O fogão deverá estar sempre em lume médio-baixo e o risoto deverá ser mexido constantemente. Quando duplicar de volume e os grãos estejam suaves, mas não cozidos demais, retirar do lume, temperar com sal a gosto, envolver a manteiga e o cebolinho.
Ainda antes de terminar o risoto, colocar um tacho quente com um pouco de manteiga, e grelhar as gambas, com cuidado para não cozinharem demasiado.
Servir de imediato o risoto e acompanhar com as gambas.
Este prato é um enorme pecado!! 
O sabor rico do risoto, a textura rija das gambas refrescadas pelos citrinos... Gula, podia perfeitamente chamar-se assim.




quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Laçarotes

Ai... Este desafio da Milaneza e do Blog Cinco Quartos de Laranja está a por a minha imaginação a mil à hora!! E ontem preparei a minha terceira participação no desafio. E como tinha o Francisco para jantar, decidi utilizar um ingrediente que ele adora: o presunto. Depois veio a escolha da massa, e como me apetecia fazer assim uma coisa fofa para subir o astral (que tem andado perdido por aí algures), pensei no Farfalle da Milaneza. Hum... Perú, presunto e laranja, mais uns tomatinhos cereja que ainda tenho na horta... Só falta empiriquitar o perú! Fui então comprar fio norte, e pronto! Resultaram uns Rolinhos de Perú e Presunto com Farfalle da Milaneza.

Para preparar esta deliciosa receita, que até agrada os mais exigentes, irão precisar: (receita para 4-5 pessoas)
- 1 embalagem de Farfalle da Milaneza
- cerca de 15 tomates-cereja
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- segmentos e sumo de 1 laranja
- 1/2 pimento verde em juliana fina
- 1 limão
- 9 bifes de perú
- 9 fatias grandes de presunto
- 1 cebola bem picada
- 1 ramo grande de salsa
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta preta moída a gosto

Colocar uma panela de água com sal a ferver para posteriormente cozer a massa. Temperar os bifes de perú com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão. Colocar o presunto sobre o bife e enrolar, prendendo com um fio norte, terminando com um laço. Repetir o processo em todos os bifes de perú.
Numa panela, colocar a cebola picada, o pimento e o azeite e deixar refogar até a cebola começar a ficar translúcida. Acrescentar o tomate cereja, a salsa picada e a polpa de tomate. Temperar com sal e pimenta moída e colocar os rolinhos, o sumo da laranja e os segmentos. Deixar refogar em lume médio, virando os rolinhos de vez em quando, e tendo o cuidado de não deixar a carne cozer demais.  
Colocar a massa a cozer na água previamente aquecida e retirar quando estiver al dente

Servir os rolinhos por cima da massa, regando com um pouco do molho de tomate e laranja.
A acidez do tomate é cortada pela textura suave da laranja... As cores evocam o Outono em todo o seu esplendor!
De comer e chorar por mais!!