domingo, 3 de fevereiro de 2013

Panquecas Rápidas de Laranja

O Francisco é parecido comigo em muita coisa, tanto fisicamente com psicologicamente, e partilha alguns prazeres com a Madrinha, um deles é cinema! Está sempre ansioso que chegue o dia de ir ao cinema, e hoje foi o dia. De manhã lá fomos ver a "Zambézia", e o miúdo ficou extasiado de tanta felicidade... é filme, é pipocas, é suminho, é boneco, enfim...
Ainda durante a manhã, não sei como se foi lembrar, pediu "Madrinha, fazes panquecas para mim??" Não sei onde ouviu falar das benditas panquecas, mas a verdade é que andava a adiar a estreia destas meninas há algum tempo, e hoje nem foi tarde nem foi cedo, ao lanche preparei rapidamente para o Francisco (e companhia) umas Panquecas de Laranja.
Para preparar as panquecas irão precisar:
- 120g de açúcar
- 4gemas
- 400ml de leite
- 4 claras batidas em castelo
- 250g de farinha peneirada
- Raspa de 1 laranja grande
- Óleo q.b.
Num recipiente grande bater as gemas com o açúcar até incorporar. Acrescentar o leite e bater até a mistura se tornar homogénea. Colocar a raspa da laranja e a farinha peneirada e bater de novo. Com uma espátula de silicone (aqui em casa é um Salazar) envolver suavemente, de fora para dentro, as claras batidas em castelo.
Aquecer uma frigideira anti-aderente, passando uma folha de papel de cozinha com óleo na superfície. Colocar uma colher de servir sopa de massa e deixar cozinhar lentamente. Virar com a ajuda de uma espátula. Repetir até terminar a massa.
As nossas panquecas foram acompanhadas com mel, nozes, nutela (para o Francisco), doce de abóbora e anis (homemade) e umas framboesas. O Duarte também gostou bastante, tanto das panquecas, como das framboesas, que não parava de comer!!
Ótimo lanche, e ainda por cima é bastante versátil...

3 comentários:

  1. Gosto tanto e as tuas ficaram perfeitas.
    Com nutella são uma delicia .
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. bom aspecto... isso com um chocolatinho por cima marchava que era um luxo :P

    ResponderEliminar
  3. Obrigada!! A opção do Francisco foi mesmo o chocolate, a nutella ;-) São deliciosas, mesmo sem nada.

    Beijinhos,
    Virgínia Carneiro

    que-massada.blosgpot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia