quinta-feira, 18 de abril de 2013

Atualizações na Hortinha Primavera/Verão 2013


Finalmente chegou a Primavera!! Mal o sol começou a espreitar comecei logo a pensar no que tinha que fazer na horta de jardim.
A primeira coisa foi tratar da proteção dos arbustos de framboesas e mirtilos, que estão carregados de botões de flor. Sem a proteção, a Fi (a minha cadela Cocker) acaba por destruir tudo!! Com a ajuda do marido, a proteção ficou mesmo como tinha arquitetado na minha cabeça...
Arbusto das Framboesas (já protejido)
Arbusto dos Mirtilos (já protejido)
As groselheiras ficaram sem proteção pois, para já, ainda não têm flor, mas agurado expectante que comecem a aparecer... Nos Physalis não colocamos proteção também, pois de um lado tem o aloé vera e do outro o limoeiro, a Fi não lhes acha grande piada. Physalis já tenho colhido alguns, e são absolutamente deliciosos!!
O arbusto de pera-meloa, também sem proteção, está cheio de flores,que para já estão a aguentar-se e a prometer bastante fruta. O meu marido agradece, adora este fruto não muito comum, polvilhado com canela e açúcar.
Os morangos têm direito a um canteiro exclusivo, porque é o meu fruto de eleição! Infelizmente, a Fi tem os mesmos gostos, e se não me ponho atenta ela come-os todos!! 
Arbusto de Groselhas Brancas Espinhosas (sem proteção)
Arbusto de Physalis (com flor e frutos)
Arbusto de pera-meloa
Morangos (flor e fruto)
Aromáticas tento manter todo o ano, mas nesta altura aproveito para as mudar de vaso, e plantar algumas novas. Espalho um pouco de cada uma por dois ou três sitios para ir tendo ao longo do ano.
Algumas das ervas que perfumam o jardim-horta lá de casa são: Hortelã, hortelã-chocolate, hortelã-pimenta, hortelã-ananás, poejos, cebolinho, oregãos, salsa, coentros, alfazema, mangericão, tomilho, cidreira, segurelha, alecrim... Umas vêm, outras vão...

Cebolinho, Hortelã Pimenta, Oregãos e Alfazema (da esquerda para a direita)
Lavanda

Coentros
Tomilho e Cidreira


 Na horta proliferam as favas e os alhos frencês, o aipo está também cheio de força e a acelga já está pronta a colher. Os espinafres já fizeram umas quantas sopas e guarneceram uns quantos pratos, e ainda irão fazer boa figura em muitos mais...
Espinafres (com uns pézinhos de rúcula selvagem esquecidos)

Acelga
Aipo
Favas e Alho Francês
No domingo foi dia de plantar tomates, tomates cereja, pimentos, pepinos e corgetes. Se for como o ano passado, a colheita vai ser produtiva!!

Tomates e epimentos

Tomates, pepinos e corgetes
Espero postar daqui a uns meses cabazes de frutas e legumes da minha horta, transformados em pratos lindos e saudáveis carregadinhos de sabor...

Há!! E aqui fica a foto da pior peste das colheitas, pior que minhocas, mal da folha e pragas de pulgões: a Fi :-)
Pode parecer velhinha e inofensiva, mas não é!!
 

4 comentários:

  1. Que linda hortinha Virgínia! :D
    A acelga está um mimo! E a tua cadelinha posou mesmo para a foto eheheh :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Mafalda!! É pequenina, mas tento dedicar todo o carinho para que o cultivo seja o melhor possível :-) A minha cadela é uma peste vaidosa... Faz sempre aquela cara de imaculada, mas é um diabinho :-)

    Beijinhos,
    Virgínia

    ResponderEliminar
  3. Olá Virgínia, adorei tudo o que vi. Uma excelente horta, com tudo muito bem cuidado. Parabéns.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da hortinha.
    Estou tentada a iniciar uma pequena produção de vasos com ervas aromáticas.
    Nunca ouvi falar de hortelã-chocolate. Fiquei curiosa!!
    QUEM SABE SE UM DIA TAMBÉM PUBLICO UMA SÉRIE DE FOTOS DOS MEUS VASOS!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia