quarta-feira, 12 de junho de 2013

Biscoitos de Xarope de Caramelo

Quando temos algo novo para experimentar, viramos crianças e, enquanto não dá-mos uso ao novo brinquedo, não há descanso!!
A minha querida amiga Patrícia e o recentíssimo marido Nuno, vieram de Inglaterra fazer uma visitinha a casa, aproveitando para dar o nó! Como sempre, estragam-me com miminhos de cozinha e recebi uma pistola ejetora de biscoitos!!(não sei bem se o nome é este, mas parece-me o mais indicado) ADOREI!! A primeira utilização que teve foi rechear profiteroles, que ficam com 3 vezes mais creme, mas o que me apetecia mesmo era experimentar fazer os biscoitinhos com todas aquelas formas disponíveis... A Patrícia trabalha na rede de cafés Inglesa Costa Caffe, e trouxe-me também um conjunto de xaropes de vários sabores que eles utilizam para fazer diferentes cafés. Disse-lhe que ainda iam dar uma bela sobremesa, e decidi então preparar para adoçar os lanchinhos dos homens cá de casa durante esta semana, Biscoitos de Xarope de Caramelo. Como é meu costume, os ingredientes vão a olho, mas para poder passar para vocês, balança por baixo do recipiente e registo de todas as quantidades. Aqui fica a receitinha!
Para estes biscoitos, irão precisar:
-200g de açúcar
-100g de manteiga
-2 ovos
-2 colheres de chá de xarope de caramelo (Costa Café)
-1 colher de chá de fermento
-1 colher de chá de bicarbonato
-350g de farinha
Ligar o forno a 180ºC, para que aqueça bem. Num recipiente colocar a manteiga e o açúcar e bater bem até que forme uma mistura uniforme. Acrescentar os 2 ovos e o xarope, e envolver bem. Por fim, colocar os ingredientes secos (farinha, fermento e bicarbonado) e mexer bem para que se liguem, formando uma mistura homogénea.
Escolher os discos para fazer as diferentes formas de biscoitos. Encher a pistola de massa e ejetar biscoito a biscoito, deixando uma margem entre eles, para que ao crescer não se colem. A pistola tem que ser colocada na vertical, com a boca completamente encostada ao tapete de silicone. 10minutos ao forno são suficientes para que adquiram um tom dourado e textura estaladiça.
Doces, crocantes e deliciosas, sabem a carinho e transpiram conforto... E o meu novo brinquedo está testado e aprovado!!!

11 comentários:

  1. hum...que biscoitos tão perfeitinhos! De caramelo devem ser bem bons!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-) Obrigada! Ficaram uma delícia. Foram uma excelente estreia para a minha "pistola" nova!!

      Beijinhos e obrigada pela visita!
      Virgínia Carneiro

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Maria João, acho que é um excelente investimento!! É prático, rápido, ficam perfeitas e não há desperdício nenhum de massa!

      Beijinhos,
      Virgínia

      Eliminar
  3. por cá chama-se dispára biscoitos... também tenho uma engenhoca dessas, mas tem formas com as quais nao consigo disparar muito bem... talvez porque não gosto de colocar muita manteiga na massa.
    os teus têm um aspecto fantástico!!
    beijinho, ginny! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Também tive alguma dificuldade em perceber como teria uma melhor eficácia com o aparelho... As primeiras não saíram grande coisa, depois coloquei a "pistola" na vertical, completamente encostada ao tapete, retirei bem devagar e começaram a sair perfeitinhos :-) Experimente, pode ser que funcione assim...

      Beijinhos,
      Virgínia

      Eliminar
  4. Ficaram mesmo deliciosos...
    Tambem quero um brinquedo desses:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Acho que todas devíamos ter um brinquedo desses :-)

      Beijinhos,
      Virgínia

      Eliminar
  5. Estes biscoitinhos fazem as delícias dos meus olhos, Virgínia! :) Ficaram lindos! E o aroma deve ser....ai, só de imaginar...!
    Ficou aprovadíssimo! Espero que cheguem mais bolachinhas com outros aromas e sabores para satisfazer as minhas delícias! :p

    Beijinho grande,
    Mafalda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mafalda!!
      Fiquei encantada com esta engenhoca, e o xarope é fantástico!! Tenho mais quatro sabores para experimentar, estou ansiosa!!

      Beijinhos,
      Virgínia

      Eliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia