quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Gambas "al ajillo"


Eu sei que existem milhentas receitas de gambas "al ajillo", todas muito próximas, todas deliciosas... A minha receita tem o meu toque especial: muito carinho, pois é um dos pratos que o meu marido mais gosta, e por muito incrível que vos pareça, adora come-las, não com pão, mas com arroz basmati!! Um almoço de domingo a dois, tinha mesmo que ter presente este prato cheio de gulodice...

Para preparar estas gambas, irão precisar:
- 500g de gambas grandes (20-30)
- 1 limão (raspa e sumo)
- flor de sal a gosto
- 4 malaguetas secas picadas
- Azeite (pede bastante!)
- Cebolinho-alho picado
- 2 dentes de alho em fatias muito finas, e sem pedúnculo

Retirar a casca, cabeça e tripa às gambas, cortando o lombo ao meio. Dispor num prato todas as metades e temperar com flor de sal e raspa do limão. Reservar.
Numa frigideira colocar uma quantidade bem generosa de azeite e acrescentar as malaguetas secas. Deixar o azeite aquecer bem e depois colocar as gambas. Cerca de 3minutos depois estarão quase prontas, acrescentar o alho laminado. Retirar as gambas e todo o azeite para um recipiente, e regar com o sumo do limão. Terminar com o cebolinho-alho. Servir com arroz basmati ou fatias de pão rústico.
Gulosas (e calóricas), estas gambas ficam um verdadeiro pitéu depois de prontas. O sumo de limão corta o sabor ligeiramente engordurado devido à grande quantidade de azeite. Picantezinhas, tal como tanto gostamos. Como foi rápida a preparação, houve tempo para um pouquinho de romance durante o almoço!!

2 comentários:

  1. Um petisco que faço algumas vezes, adoramos! Está com ótimo aspeto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hmmmm, ficaram de babar, Virgínia! :D
    Um óptimo acompanhamento para o romance ;)


    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia