sábado, 26 de janeiro de 2013

Rodízio de Pizza

O Francisco veio passar o sábado com a Madrinha. Foi às compras como tanto gosta, teve direito a um carrinho e uma revista, escolheu o lanche (chocolate After eight e uma maçã com casca!) e jogou Angry Birds. Para o jantar, escusado será dizer que a escolha foi pizza, "pizza de fiambe"... E a Madrinha fez a vontade... Se é pizza que o Francisco quer, vamos ter pizzas para todos os gostos! 
A pizza do Francisco foi recheada por ele, com "muitos fiambes de muitas formas", queijo e chouriço. Nas outras 5, dei largas à imaginação, e o resultado foi bastante agradável!!
Para fazerem um rodízio de pizza para amigos e família, irão precisar de: (para 6 pizzas pequenas)
- massa de 6 pães brancos (compro numa padaria)
- Farinha q.b., para tender a massa

Para o molho de tomate
- 4 tomates de cacho maduros, previamente pelados e picados
- Um pouco de pimento verde
- Um pouco de pimento vermelho
- 1/2 cebola roxa
- Azeite q.b.
- Sal a gosto
- Pimenta preta moída, a gosto
- 3 folhas de mangericão
- 1 bola de mozzarela fresca
- 1/2 de queijo de cabra
- 300g de mozzarela ralada
- 100g de emmental ralado
- Algumas folhas de espinafres
- 1/2 alho francês em tiras finas
- 10 cogumelos marroz frescos, em quartos
- 1/4 de pimento verde em rodelas finas
- 1/4 de pimento vermelho em rodelas finas
- 1/4 de cebola roxa em meias luas finas
- 2 sardinhas conservadas em azeite (Vasco da Gama)
- 3 fatias de presunto em tiras 
- 1 fatia de fiambre da perna extra com 0.5mm de espessura, cortado em forma de estrelas e luas (cortantes de massa das bolachinhas)
- 1 rodela de chourição com 0.5mm de espessura, cortado em forma de estrelas e luas
- 1 rodela de chourição com 0.5mm de espessura, em palitos
- Azeitonas pretas descaroçadas, a gosto
- 1 ovo
- Oregãos a gosto

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Preparar o molho de tomate, refogando a cebola em azeite, tendo o cuidado de só deixar ficar ligeiramente transparente. Acrescentar o tomate, os pimentos e temperar a gosto. Deixar cozinhar em lume médio cerca de 15minutos. Depois do tomate estar cozinhado, colocar o preparado num copo alto, acrescentar as folhas de mangericão e passar tudo com a varinha. Retificar o tempero, caso necessário.
Tender a massa de cada um dos pães individualmente, colocar num tabuteliro revestido com o tapete de silicone, e espalhar o molho de tomate nas 6 bases. 
Preparar as diferentes pizzas:

Pizza à Francisco:
- Mozzarela ralada
- Estrelas e luas de fiambe
- Estrelas e luas de chouriço
- Mais mozzarela ralada
- Oregãos

Pizza Portuguesa:
- Sardinhas em conserva
- Cebola roxa
- Pimento verde
- Pimento vermelho
- Mozzarela ralada
- Oregãos

Pizza de Alho Francês e Queijo de Cabra:
- Mozzarela ralada
- Alho Francês
- Queijo de Cabra 
- Oregãos

Pizza-ninho:
- Ovo
- Chourição em palitos
- Presunto
- Azeitonas
- Mozzarela ralada
- Oregãos

Pizza de Espinafres:
- Espinafres
- Cogumelos Marron
- Mozzarela fresca
- Emmental ralado

Pizza de Cogumelos e Presunto:
- Mozzarela fresca
- Mozzarela ralada
- Presunto 
- Cogumelos Marron
- Oregãos
A pizza é mesmo assim, ao gosto de cada um! Aqui ficam as minhas sugestões... Assim pequeninas deu para todos provarem um pouco de cada uma, menos da do Francisco, que comeu a dele sozinho!! Estavam todas deliciosas, com diferentes texturas e sabores, mas a que mais me agradou foi a de sardinha, por ser diferente do habitual! É uma boa forma de receber amigos e de agradar os mais novos. Método infalível!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bolachinhas de Aveia e Mel

Tal como já vos referi imensas vezes, sou uma viciada em chás. Não sou esquisita, apesar de ter as minhas preferências, e bebo chá todos os dias, sem exceção. Mas ao fim de semana,  em que os lanches são em casa, apetece o chazinho com uma doce companhia. 
Esta semana, ao folhear um livro de uma colega de trabalho, encontrei algumas receitas engraçadas, e a que me chamou a atenção foram biscoitos com aveia. Inspirei-me nessa receitinha, e fiz as minhas alterações... Resultaram umas Bolachinhas de Aveia e Mel com Noz.  

Para preparar esta receita, irão precisar: (para cerca de 30 bolachinhas)
- 150g de aveia
- 125g de açúcar amarelo
- 50g de miolo de noz moido
- 100g de farinha peneirada
- 100g de manteiga
- Raspa de 1 limão
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 ovo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar os tabuleiros colocando os tapetes de silicone, para posteriormente dispor a massa das bolachinhas. 
Num recipiente, bater a manteiga e o açúcar até que se forme uma mistura homogénea. Acrescentar depois o ovo, a raspa do limão, o mel e o miolo de noz, e voltar a bater. Acrescentar a aveia e a farinha peneirada, envolvendo com uma colher de metal grande, mantendo a colher sempre junto às paredes do recipiente, e tendo o cuidado de não envolver demais.
Fazer bolinhas de massa com as mãos molhadas (para que a massa não se pegue às mãos), e amassar com a face convexa da colher. 
Levar ao forno cerca de 20 minutos ou até ficarem ligeiramente douradas. Deixar arrefecer numa rede de arame. 
Estas bolachinhas são viciantes! Não se consegue parar de comer... São leves e deliciosas para acompanhar tanto um chá como um cafezinho. Num bifresco da tupperware aguentam-se dias tão deliciosas como se tivessem a sair do forno!!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Linguine al Pesto com Legumes Assados, Blue Cheese e Nugets de Coelho

O sábado está a tornar-se o dia oficial das pastas! E com o generoso cabaz que a Milaneza gentilmente enviou, tenho material de sobra para dar asas à imaginação... 
Tem sido um mês complicado (sentimentalmente falando), o que faz com que a cozinha funcione como um refúgio, e o apetite por pratos mais coloridos aumenta, num esforço de dar um pouco de cor a estas dias mais cinzentos. 
Já tinha decidido a meio da semana que iria fazer uma massa deliciosa quando houvesse mais tempo, e estivesse em melhor estado a extração dolorosa do siso inferior! Sem tempo para ir às compras, pois trabalhei todo o sábado, voltei a improvisar com o que havia cá por casa. Sábado, o jantar foi Massa de Pesto Milaneza com Legumes Assados, Blue Cheese e Nugets de Coelho.
 Para preparar este prato, irão precisar: (para 3 pessoas)
Legumes assados no forno
- 200g de tomate cereja amarelo cortado em metades
- 3 tomates maduros em quartos e sem sementes
- 1 chalota em meias Luas largas
- 2 caules de Aipo cortados na transversal
- 5 folhas de mangericão em juliana
- Azeite q.b.
- Sal a gosto
- Pimenta preta moída a gosto

Nugets de Coelho
- 2 lombos de coelho cortados em metades
- 10cl de azeite
- 1 colher de sobremesa de pimentão caseiro
- 3 alhos
- 6 folhas grandes de mangericão
- 1 ramo de cebolinho
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída q.b.
- Sementes de sésamo q.b.
- Azeite para fritar

- 1 Embalagem de Linguine al Pesto Milaneza
- Blue Cheese da Dinamarca, a gosto
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar num tabuleiro o azeite, todos os legumes e temperar com o mangericão,sal e pimenta, mexendo bem para envolver todos os legumes. Colocar papel de alumínio por cima do tabuleiro, furar para que saia o vapor, e levar ao forno durante cerca de 35 minutos, mexendo os legumes de vez em quando. 
Para preparar os nugets de coelho, colocar o azeite, alhos, mangericão, pimentão, cebolinho, sal e pimenta num copo alto, e passar com a varinha. (Irão obter um molho mais ou menos liquido) Retificar os temperos. 
Passar o coelho pelo molho, escorrer e passar pelas sementes de sésamo, como se fosse um panado. Colocar num tacho antiaderente um pouco de azeite e fritar os nugets (atenção que as semente de sésamo têm muito óleo, e saltam durante a fritura, convém não ter o lume muito alto!).
O Linguine é cozinhado al dente em água com um pouco de sal.
Empratar a pasta, colocando os legumes por cima desta, o nuget e polvilhar com o blue cheese desfeito com as mãos. 
Esta pasta tem um perfume e sabor muito intenso, o nuget confere textura, mas a massa com os legumes e o queijo dá um excelente prato principal. O blue cheese é um queijo forte, e nem todos apreciam. O Linguine é muito aromático, cortando um pouco o sabor do queijo, e por isso, no meu prato levou dose dupla!! Adoro este queijo, e liga tão bem com a pasta e o adocicado dos legumes... Um jantar italiano fortissímo e diferente, tanto em termos visuais como em relação ao sabor! Vai impressionar...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mini-bolinhos de Chocolate com Cereais Fitness

Quem não gosta de um bolinho de chocolate a acompanhar o café, no final do jantar? Haverá algo mais relaxante? E se for em frente à lareira... Melhor que ir ao SPA. 
Bem sabem que tenho o hábito de tentar aproveitar o que tenho em casa para as minhas receitas, e foi o que fiz com estes bolinhos. Tinha uns cereais fitness para gastar e decidi incorporá-los nesta receita. Para acompanhar o café, sairam quentinhos do forno uns mini-bolinhos de chocolate com cereais fitness!
Para preparar estes deliciosos bolinhos, irão precisar: 
(para 4 bolinhos)
- 125g de açúcar amarelo
- 3 gemas- 90g de cereais Fitness
- 100g de chocolate preto
- 1 colher de sobremesa de manteiga
- 1 colher de café de fermento
- 75g de farinha
- 1 iogurte natural
- Açúcar demerara para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga derretida os 4 aros redondos com 8cm de diâmetro, e colocar num tabuleiro com um tapete de silicone. 
Num recipiente derreter o chocolate com a manteiga, em banho-Maria, e reservar, para que arrefeça um pouco. Noutro recipiente misturar bem o açúcar, o iogurte e as gemas, até obter uma mistura homogénea. Incorporar lentamente o chocolate derretido à mistura, tendo o cuidado de não parar de bater. Envolver a farinha e o fermento peneirados com uma grande colher de metal. Do mesmo modo, envolver os cereais. 
Encher 3/4 dos aros, e polvilhar com açúcar demerara. Lever ao forno cerca de 30minutos.
Retirar e deixar arrefecer. Para desenformar, empurrar o bolinho para cima, de modo a que a camada superior crocante não se parta.
Para mim são 10 vezes melhores quentes, mas é mesmo uma questão de gosto! Ficam com uma cobertura crocante, devido ao açúcar demerara. Acho que só os mais gulosos conseguem comer um inteiro, é o chocolate ao mais alto nível!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Lasanha Verde com Alheira e Legumes

No cabaz que a Milaneza gentilmente ofereceu no passatempo do Dia Mundial das Massas, vinha um pacote de lasanha de espinafres. Nunca tinha experimentado, e estava há algum tempo com vontade de experimentar, e ontem surgiu a oportunidade!
Como ao sábado é dia de experiência na cozinha, e tinha lá umas alheiras para cozinhar, e alguns legumes, comprei um pacote de ricota e pus a imaginação a funcionar! Ontem, cá em casa, jantou-se Lasanha Verde com Alheira e Legumes.
Para esta receita, irão precisar: (para 3 pessoas)
Para o molho de tomate:
- 3 tomates maduros, previamente pelados
- 1/2 pimento verde picado 
- 1/2 pimento vermelho picado
- 1 chalota pequena picada
- 1 malagueta com sementes
- 1/2 cerveja
- 1 ramos de salsa picada
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
- 2 alheiras
- 1 couve coração
- 170g de ricota
- 1/2 pimento verde pequeno cortado em rodelas finas
- 1/2 pimento vermelho pequeno cortado em tiras finas
- 1 cebola roxa em meias luas
- 3 beterrabas pequenas cozidas, e cortadas em fatias
- 1 tomate não muito maturo cortado em rodelas finas
- 6 folhas de lasanha verde Milaneza
- Queijo emmental ralado (na hora) para polvilhar
- Sal q.b.
- Pimenta preta moida (na hora) q.b.
- Noz moscada raspada q.b.
- Azeite q.b.
- 3 ovos escalfados em água
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Pelar os tomates e picá-los muito bem. Numa panela colocar azeite, a cebola, os pimentos e a malagueta picados. Deixar refogar um pouco, sem deixar a cebola queimar, e acrescentar os tomates e um pouco de cerveja. Temperar a gosto e deixar reduzir. Sempre que comece a ficar sem liquido, acrescentar um pouco de cerveja, até que o tomate esteja bem cozinhado. Retificar os temperos e acrescentar a salsa. 
Num tacho anti-aderente, grelhar a cebola, os pimentos, a beterraba e o tomate, com um fio de azeite e um pouco de sal e pimenta preta. A temperatura do fogão deve ser alta, caso contrário, os legumes vão libertar a água, e cozer em vez de grelhar. 
Depois de retirar os legumes, colocar um fio de azeite, baixar a temperatura, e colocar a alheira desfeita e sem pele, mexendo sempre. Misturar as folhas de couve coração, e a ricota, mexendo sempre, deixando que a couve coza por envolvencia com os outros ingredientes. Temperar com um pouco de pimenta preta e raspar noz moscada a gosto. Reservar.
Numa panela grande colocar água, um pouco de sal e azeite. Quando estiver a ferver, cozinhar as folhas de massa deixando-as al dente. Cortar as folhas em dois.
Num prato fundo, colocar uma colher de sopa de molho de tomate. Colocar uma folha de massa, um pouco de preparado de alheira e depois os legumes grelhados. Fazer uma segunda camada, terminando com os legumes. Ralar emmental por cima, a gosto. Levar ao forno cerca de 20minutos, até que o queijo comece a ganhar alguma cor. 
Enquanto as lasanhas estão no forno, escalfar os ovos em água com um pouco de vinagre de vinho branco (para que a clara não se desfaça).
Servir a lasanha com o ovo escalfado. 
Estreei os pratinhos novos, e o jantar não podia ser mais colorido para combinar com eles! Estava tão diferente e delicioso... O ovo dá-lhe um toque especial, e a beterraba um sabor a terra, que liga muito bem com a alheira, menos forte pela ligação com a ricota! As minhas papilas gustativas ficaram extasiadas com a riqueza deste prato...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cabrito no Forno com Mel e Legumes

Normalmente o cabrito é uma carne associada a dias de festa, e cá em casa é mesmo assim, não há grande costume de cozinhar cabrito a não ser em almoços ou jantares festivos ou em família. No primeiro almoço do ano, decidi que seria o cabrito a fazer as honras! Preparei então uma marinada no dia anterior, para cozinhar no primeiro dia do ano Cabrito com Mel e Legumes
No dia anterior, para a marinada, irão precisar: (para 5 pessoas)
- 1/2 cabrito em pedaços
- 3 limas em quartos
- Alguns grãos de pimenta rosa
- Alguns grãos de pimenta preta
- 1 ramo grande de tomilho
- 1 caule grande de aipo em pedaços grandes
- 5 dentes de alho picados
- 3 paus de canela
- 8 cravinhos
- 2 malaguetas em pedaços
- Uma pitada de sal
- 1 copo de champanhe
- 1 cálice de água ardente
- 1 cálice de whisky
- 1 cálice de vinho do porto
- 2 copos de água
- 1/2 noz moscada ralada
Colocar tudo num recipiente grande e envolver bem. O cabrito deverá ficar todo coberto pela marinada. Cobrir com película aderente e reservar no frigorífico de um dia para o outro. 

Para a cama de legumes, irão precisar:
- 3 cenouras tenras em pedaços grandes
- 3 caules grandes de aipo em pedaços grandes
- 1 alho francês grande em pedaços grandes
- 2 cebolas roxas em meias luas grandes
- 1/2 pimento verde em pedaços grandes
- 1/2 pimento vermelho em pedaços grandes
- Um pouco de pimento italiano seco em juliana
- Azeite q.b.
- Tomilho fresco
- Pimenta preta moida
- 1 copo de champanhe

Ligar o forno a 180ºC para aquecer. Colocar todos os ingredientes numa assadeira e envolver bem. 

Para o Cabrito com Mel, irão precisar:
- 4 colheres de sopa bem cheias de mel
- 1/2 copo de champanhe
- 2 colheres de sopa bem cheias de azeite
- Pimenta preta moída
- 1 ramo de tomilho em pedaços pequenos
- 10 cravinhos
-1/2 noz moscada ralada
Colocar os ingredientes num copo misturador, tapas e mexer bem para que se fome uma pasta uniforme. Retirar os pedaços de cabrito da marinada e envolve-los na pasta de mel. Colocar os pedaços de cabrito por cima da cama de legumes e tapar a assadeira com papel de alumínio. Furar o papel para que o vapor saia. Levar ao forno cerca de 1.30h a 200ºC. Depois da 1.30h, destapar e deixar mais 10minutos para que ganhe cor. Servir com arroz branco.
Este prato é muito saboroso, o cabrito fica macio e a cheirar a esta época festiva. E como não exige muito trabalho ainda deu para o deixar no forno e ir dar a primeira corridinha do ano! A salada de rúcula finalizou este prato da melhor forma possível. Os legumes tenros são ótimos misturados com o arroz...
Ótima forma de iniciar o ano!

domingo, 6 de janeiro de 2013

Risoto de Polvo

Hoje ao almoço, para festejar o dia de Reis, vieram os avós almoçar. O polvo que supostamente seria para o Natal e Passagem de Ano não foi cozinhado, porque os meus planos estão sempre a ser alterados, e hoje estava com vontade de comer algo guloso, e nada mais guloso que um Risoto de Polvo
Para este prato irão precisar: (para 5 pessoas)
- 1 cenoura grande em pedaços grosseiras
- 1 chalota em pedaços grandes
- 1 ramo de cebolinho
- 1 cabeça de polvo
- 1 caule grande de aipo em pedaços
- 1/2 pimento verde em pedaços
- 1/2 pmento vermelho em pedaços
- Sal e pimenta a gosto

- 1 chalota bem picada
- Pimento vermelho em tiras finas
- Pimento verde em tiras finas
- 4 alhos picados
- Azeite q.b.
- 1 copo de vinho branco (usei Casal Garcia, pois foi o que se iria beber a acompanhar)
- 2 tomates picados e previamente pelados
- Manteiga q.b.
- Parmesão ralado q.b. (ralado na hora, não o que se compra ralado, o sabor não é tão intenso)
- 1 ramo de coentros picados
- Meio polvo grande previamente cozido na panela de pressão
- Sal e pimenta preta moída a gosto

Para o caldo colocar numa panela com água a cenoura, a cabeça do polvo, a chalota, os pimentos, o cebolinho e o aipo. Temperar a gosto. Deixar cozinhar cerca de 30minutos. 
Numa panela grande colocar a chalota bem picada, o azeite, os pimentos em tiras e os alhos. Deixar refogar um pouco e acrescentar o risoto. Mexer até que comece a ficar ligeiramente translúcido. Acrescentar o vinho, e ir mexendo. Acrescentar os tomates picados e envolver. Sempre que o risoto começar a secar, colocar uma colher de sopa de caldo e mexer sempre. 
Quando o risoto estiver quase pronto, acrescentar o polvo cortado em pedaços, e temperar a gosto. Estando pronto, retirar do lume, colocar uma colher de sobremesa de manteiga e ralar parmesão a gosto, mexendo bem para envolver tudo. Acrescentar os coentros picados e servir de imediato.

O risoto é um prato malvado, quanto mais se come, mais se quer comer, e este estava simplesmente fantástico!! Os avós ficaram muito impressionados com este "arroz de polvo especial"! Belo dia de Reis, é o que tenho a acrescentar...

Pudim de Limão e Coco ao Vapor

Já não utilizava a minha panelinha de bambú "mais-fofa" há algum tempo, mas ontem, como tive visitas para o jantar de Reis, decidi colocá-la ao serviço. A entrada já estava esboçada na minha cabecinha, e o prato principal seria uma Italianíssima Putanesca, só me sobrava a sobremesa para cozinhar a vapor. Coloquei a imaginação a funcionar, procurei o que tinha por casa, e decidi fazer uns Pudins de Limão e Coco ao Vapor com Creme de Framboesa e Hortelã Chocolate.

Para os pudins é necessário:
- Caramelo para untar 6 ramekins
- 15Cl de bebida de soja
- 50g de coco ralado
- 3 ovos inteiros
- 2 colheres de amido de milho
- Raspa de 1 limão
- Sumo de 1/2 limão
- 120g de açúcar amarelo
Para o creme de framboesa, irão precisar:
- 100g de framboesas congeladas
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
- 4 folhas grandes de hortelã-chocolate

Colocar água até encher metade de uma panela com o mesmo diâmetro da panela de bambú. Colocar ao lume para que ferva. Untar com caramelo líquido os ramekins, e colocá-los dentro dos dois pratos (cestos) da panela de bambú.
Num recipiente, colocar todos os ingredientes e passar bem com a varinha mágica. Encher 3/4 de cada ramekim com a mistura preparada, montar a panela e colocar em cima da água fervente, colocando em lume médio, para que continue a libertar vapor, mas sem evaporar a água. 
Deixar cozinhar durante cerca de 20minutos. Retirar e colocar no frio. 
Num fervedor colocar os ingredientes para o creme de framboesa. Deixar ferver, e depois colocar em lume médio-baixo durante 10minutos para que engrosse um pouco. Retirar e passar por um passador fino. Reservar no frio.
Servir os pudins bem frios com o creme de framboesa.
Ficaram tão lindos que me puseram a suar de orgulho!! Doces e com textura consistente, e refrescados pela acidez do creme aveludado de framboesa... Uma sobremesa rápida e interessante. Os convidados, que estavam curiosos com o que sairia da panelinha de madeira, ficaram fãs.
Vou repetir brevemente!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Um 2013 recheado de coisas boas!!

Tal como o "Boas Entradas", o "2013 recheado de coisas boas" é também uma expressão muito frequente nesta época do ano. E, tal como vos referi, ando a seguir à letra aquilo que me desejam, e se é um 2013 recheado, vamos começar já o ano com umas Bolachas de Baunilha com Creme de Lima!

Para preparar as bolachas, irão precisar:
- 1 vagem de baunilha
- 200g de manteiga amolecida
- 350g de açúcar light
- 1 ovo grande
- 400g de farinha
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de chá de fermento em pó

Para preparar o creme de lima, irão precisar:
- Raspa de 3 limas
- 8cl de sumo de lima
- 3 gemas
- 150g de açúcar light
- 2 colheres de sopa rasas de amido de milho
- 75g de manteiga em cubos
Num recipiente juntar a manteiga com o açúcar e bater bem. Acrescentar a essência de baunilha, as sementes da vagem e o ovo e bater bem até formar um creme. Noutro recipiente colocar a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato, e peneirar para dentro da mistura anterior, envolvendo delicadamente com as mãos, até criar uma massa areada, que se desprende facilmente das paredes do recipiente. Envolver a massa com película aderente e colocar no frigorífico cerca de 1.30h.
Pré aquecer o forno a 180ºC. Preparar os tabuleiros de forno com os tapetes de silicone. 
Para preparar o creme, colocar a raspa da lima, o sumo, as gemas e o açúcar num tacho, e levar a lume médio-alto, mexendo sempre para que não ferva, pois pode ganhar grumos. Quando começar a engrossar, retirar e acrescentar o amido de milho. Passar num passado de rede fino e reservar no frio.
Depois da massa ter estado o tempo suficiente no frigorífico, retirar, tender e cortar as bolachas todas da mesma forma. Levar ao forno, deixando dourar. Depois de frias, rechear com o creme de lima, colocando uma bolacha sobre a outra.
O creme de lima é delicioso, e o travo ácido corta o sabor doce da baunilha. Ótimo com um chazinho para passar a primeira tarde do ano...

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Boas Entradas!!

No final do ano existem várias frases-feitas para desejar um bom ano, e acho que a mais comum e a que mais oiço é "Boas Entradas!". Este ano decidi levar à letra, e caprichei nas entradas da consoada. Cá por casa a consoada começou com Cogumelos Portobello Recheados
Para esta receita, irão precisar:
- 6 cogumelos Portobello
- 70g de bacon em cubos
- 1/4 de pimento verde em juliana fina
- 1/4 de pimento vermelho em juliana fina
- 1 talo de aipo em juliana
- Peito e duas coxas de garniza desossados e em pedaços pequenos
- 2 tomates picados, previamente pelados
- Sal q.b.
- 1 pouco de pimento italiano seco bem picado
- Queijo emmental ralado, a gosto
- Azeite q.b. 
- Mangericão para decorar
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar no wok um pouco de azeite e acrescentar os pimentos, o pimento italiano, os pedacinhos de garniza, o bacon, o aipo e os troncos dos cogumelos picados. Deixar refogar até a carne ganhar cor. Colocar os tomates em cubos, e temperar a gosto. Quando o liquido libertado pelos tomates reduzir, desligar. 
Colocar as cabeças de cogumelos sem os troncos e voltados para cima, sobre um tapete de silicone. Regar com um pouco de azeite e preencher os cogumelos com o recheio. Cobrir com queijo emmental ralado e levar ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até o queijo gratinar ligeiramente. Servir de imediato.
Deixaram todos sem palavras (menos a mãe, que não come cogumelos)! Mas que sabor soberbo...
Se o ano de 2013 entrar tão bem como esta entrada, vamos ter um ano delicioso!!