sexta-feira, 29 de março de 2013

Bruscetas de Atum com Ovo Escalfado

Quando o Luis cá está, é muito complicado seguir a dieta à risca... Num almoço desta semana, aproveitei para utilizar umas fatias de pão alentejano e uns ovinhos, e decidi preparar umas Bruscetas de Atum com Ovo Escalfado
Adoro ovos escalfados, e se a receita envolver algo de origem alentejana, tanto melhor...
Para preparar esta receita, irão precisar: (para 2 pessoas)
-2 fatias de pão alentejano
-azeite q.b.
-3 dentes de alho picados, e sem pedúnculo
-Oregãos a gosto
-3tomates maduros
-1/2 pimento vermelho em juliana
-1/2 cebola roxa em juliana
-1 ramo grande de salsa
-2 latas de atum ao natural
-1/4 de peperoni picado
-Flor de sal a gosto
-2 ovos escalfados em agua com um pouco de vinagre
-Queijo emental ralado, a gosto

Pré-aquecer o forno a 200Cº. Colocar num tabuleiro o tapete de silicone e dispor as duas fatias de pão alentejano pinceladas com uma mistura de azeite, alho e oregãos. Levar ao forno cerca de 15 minutos. 
No Wok, colocar azeite, a cebola roxa e o peperoni, e mexer até que a cebola comece a ficar translúcida. Acrescentar o tomate, o pimento e o atum e mexer bem. Temperar a gosto e acrescentar um pouco de azeite se necessário. No final, colocar a salsa picada grosseiramente. 
Dispor o preparado de atum por cima do pão, colocar o ovo e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno a gratinar. Servir com salada.

Um autentico banquete de preguiça, pois é um prato tão rápido de confecionar! O atum ao natural não permite que o sabor do atum se sobreponha ao da salsa, e os dois sabores acabam por casar na perfeição...

sexta-feira, 15 de março de 2013

Biscoitos de Coco e Chia

Estes biscoitos vão provocar uma sensação visual curiosa, tenho a certeza!! Fui eu que os fiz, e quando olhei para eles depois de prontos, só me lembrava de um bolinho de bacalhau, mas depois o aroma e sabor ironizavam com o meu palato, e dei por mim com vontade de rir sozinha, ou melhor, de me rir com o biscoito!! Estes Biscoitos de Coco e Chia tiveram que ser improvisados assim a meio da semana, pois para esta semana preparei bolachas de aveia e mel, que nunca duram mais de 3 dias... Tentei fazer com que fossem o mais saudável possível, porque cá em casa nunca se come apenas um!
Para preparar estes biscoitos irão precisar: (para cerca de 40biscoitos)
- 100g de manteiga
- 100g de açúcar amarelo
- 1 ovo grande
- 50g de coco ralado
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
- 1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 colher de café de fermento
- 220g de farinha integral
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar os tapetes de silicone Tupperware nos tabuleiros de forno e reservar. 
Na batedeira Tupperware bater a manteiga com o açúcar até formar uma pasta homogénea. Acrescentar o ovo e bater bem. Colocar o coco ralado e as sementes de chia, envolvendo bem. Por fim, peneirar o bicarbonato, o fermento e a farinha integral, mexendo tudo com as mãos até que todos os ingredientes estejam uniformemente misturados. 
Com duas colheres, dar forma aos biscoitos, como se fosse um bolinho de bacalhau, e colocar no tabuleiro. Levar ao forno cerca de 20 minutos, até que fiquem dourados. 
Deixar arrefecer e comer depois de frios...se conseguirem aguentar o cheirinho delicioso que fica na cozinha sem provar um!! Eu não resisti... São crocantes e deliciosos, e as sementes de chia dão uma consistência fantástica ao biscoito. 
Sabem a chá, canecas fofas e a lanches sossegados e relaxantes...
Espero que gostem!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Frango com Mel, Limão e Rosmaninho

Dia de folga significa trabalho árduo em casa!! Arrumações, organizações e cozinha, claro está!! Hoje o almoço foi em casa, mas à semana não são permitidas loucuras, por isso o prato que preparei foi o mais saudável e saboroso possível, e melhor de tudo: biológico até ao tutano!! Preparei um Frango no forno com Mel, Limão e Rosmaninho, com frango criado pela minha sogra, limões e rosmaninho da minha horta e mel das abelhas do Ricardo, melhor impossível!!

Para preparar esta receita, irão precisar: (para 3 pessoas)
- 1/2 frango caseiro, em peças e sem pele
- Sumo de 2 limões grandes
- 2 Limões pequenos em fatias finas
- 3 dentes de alho sem pedúnculo, laminados
- 1 ramo de rosmaninho fresco
- 2 colheres de sopa de mel bem cheias
- Pimenta preta moída, a gosto
- Sal, a gosto
- 25cl de azeite (aproximadamente)
Pré-aquecer o forno a 220ºC. Numa assadeira colocar o azeite, o sumo dos e as rodelas dos limões, o mel, o rosmaninho, os dentes de alho, o sal e a pimenta, e envolver tudo muito bem. 
Colocar o frango, virando-o na marinada, para que fique uniformemente temperado. Cobrir a assadeira com papel de aluminio tendo o cuidado de fazer uns furos, para que o vapor saia. Deixar cozinhar cerca de 1h. Pronto.
Foi acompanhado com uma salada de rúcula com alface de Inverno, colhida na hora, na minha hortinha... É um prato simples e cheio de sabor e cheira a comida saudável... Vou repetir em breve!

sábado, 9 de março de 2013

Esparguete Caça ao Tesouro

Sábado é dia das loucuras gastronómicas, e este sábado foi loucura a dobrar, pois amanhã é dia de trabalho! E será que existe algo melhor que massa, picante e camarão tigre para recarregar energias?! Apetecia-me também massa folhada estaladiça com oregãos e parmesão...Mãos à obra! Já agora, para ser perfeito, vamos fazer uma sessão de geocaching no prato e esconder o esparguete. A caça ao tesouro está oficialmente aberta!!
Para esta deliciosa receita precisam de: (para 3 pessoas)
- Azeite q.b.
- 1 copo de vinho branco
- Sumo de 1 limão
- 2 copos de água fervente 
- 300g de esparguete picante Milaneza
- 3 tomates maduros em fatias
- 1/2 cebola
- 21 camarões tigre
- 1 base de massa folhada de compra
- 1 ovo batido
- Oregãos a gosto
- Parmesão ralado a gosto
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída q.b.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. No Wok, colocar o azeite e a cebola e deixar ficar transparente. Acrescentar o camarão e deixar lourar ligeiramente. Acrescentar o sumo de limão. Colocar o vinho branco de deixar ferver cerca de 3 minutos. Colocar a água e a massa. Temperar a gosto.
Preencher os pratos com a massa, tendo o cuidado de manter bastante calda para que a massa coza. Tapar o prato com a massa folhada, pincelar com ovo batido, polvilhar com oregãos e parmesão ralado.
Colocar no forno cerca de 20 minutos, até adquirir um tom dourado. Servir de imediato.
Comia dois pratos seguidos!! É fantástico, fácil e cheio de sabor... A massa folhada crocante embebida no molho da massa, o camarão crocante com o travo do limão... Sem palavras!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Filetes de Robalo no Forno com Nabo e Coentros

Durante a semana, cá em casa, tentamos fazer refeições o mais saudável possível, à base de sopas, peixe e saladas, e hoje não foi exceção. Estava programado um robalo, 3 postas jeitosas para cozer com legumes, mas afinal hoje é dia da mulher! Decidi dar mais cor ao robalo, mas sem estragar o principio da alimentação saudável. Fui ao frigorífico e peguei nalguns legumes, preparei o peixe em filete, fui buscar uma erva aromática à horta, e voilá: Filetes de Robalo no Forno com Nabo e Coentros!!
Para esta receita irão precisar: (para 3 pessoas)
- 3 postas de robalo, preparadas em filete, tendo o cuidado de tirar a pele sem destruir o peixe
- 1 tomate vermelho maduro em meias luas finas
- 5 tomates cereja amarelos em quartos
- 1/3 pimento verde em juliana
- 2 nabos tenros e pequenos cortados em meias luas finas
- 1/2 cebola em meias luas
- 1 ramo de coentros
- 1 limão
- Sal q.b.
- Pimenta preta q.b.
- Azeite q.b.
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar numa assadeira os legumes, o azeite, o sumo do limão, os coentros e temperar a gosto. Envolver bem e colocar os filetes, regando com o molho por cima destes. 
Colocar no forno. Depois de ferver e o nabo caramelizar ligeiramente, cobrir com papel de alumínio, para que o nabo não fique tostado, e desta forma ganhe um sabor azedo. Mais 20 minutos no forno e está pronto!
Servir com tostas integrais com sementes de sésamo e salada de rúcula e agriões.
Sei que o nabo não é um legume que agrada a todos, mas para os mais cépticos é a melhor forma de os converter!! O nabo cozinhado desta forma fica com um sabor suave e delicado, meio adocicado, fazendo lembrar a textura da pêra escalfada, mas com um sabor riquíssimo .. Comi peixe porque estava delicioso, mas contentava-me apenas com os nabos!! Um verdadeiro pitéu...

domingo, 3 de março de 2013

Cheesecake rápido de Nutella e Ferrero

O Francisco que dormir cá em casa, o que significa que hoje às 7.30h estava a pé!! Sem puder fazer barulho, porque estava tudo a dormir, lá fui para a cozinha preparar o lanche para as gulosas visitas de domingo, mas àquela hora também não queria grande trabalho. Tinha um frasco de Nutella que precisava gastar (ninguém come cá em casa se não for em sobremesas...), e a avó mandou uma caixa jumbo de Ferrero Rocher! Preparei rapidamente um Cheesecake de Nutella e Ferrero.
Para preparar esta sobremesa, irão precisar: (para 6 cheesecakes individuais)
- 300g de queijo creme tipo Philadélfia
- 1 iogurte natural
- 70g de açúcar em pó
- 100g de nutella (ligeiramente amolecida em banho maria)
- 5 folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria
- 150g de bolacha digestiva moída
- 50g de manteiga amolecida
- 6 Ferrero Rocher

Num recipiente misturar a bolacha moída com a manteiga e amassar, até obter uma pasta. Colocar os aros de cheesecake num tabuleiro e prensar em cada um dos aros a  istura de bolacha, para formar uma base com aproximadamente 1cm de altura. 
Misturar todos os outros ingredientes exceto a nutella e bater bem até todos ficarem bem incorporados. Acrescentar a nutella e envolver lentamente com uma espátula de silicone. Verter a mistura para dentro de cada um dos aros e levar cerca de 3h ao frigorífico.
Para desenformar, pressionar ligeiramente a superfície (os meus aros têm uma peça própria para remover o cheesecake). Esmagar um Ferrero por cima de cada um dos Cheesecake. Prontos a servir!!
Sobremesa muito muito gulosa! Para amantes de chocolate é como ir à lua e voltar... acho eu!! A meu ver, 1 é muito para uma só pessoa, mas os mais gulosos devoraram um e ainda cobiçaram o segundo...

sábado, 2 de março de 2013

Arroz de Tomate e Nabiças

Não sou grande amante de arroz, a massa é sempre a minha eleição, mas se for um risoto ou um arroz malandro, isso já gosto!! Nesta altura do ano farto-me de comer nabiças, grelos e "espigos" de couve. Adoro tanto cozidos com peixe ou em arroz ou massa, e esta semana fiz um arroz malandro de tomate e nabiças.
Para fazer este arroz irão precisar: (para 3 pessoas)
- 1 cebola finamente picada
- 3 tomates em cubos pequenos
- 1 molho de nabiças
- 3 mãos de arroz carolino bem cheias 
- Azeite q.b.
- Sal qb.
- Pimenta preta moída a gosto

Colocar numa panela azeite e a cebola. Deixar cozinhar em lume médio até começar a perder a cor. Acrescentar o arroz e o tomate, e mexer. Cobrir com água quente e temperar a gosto. Quando levantar fervura acrescentar as nabiças e deixar cozinhar cerca de 15-20 minutos. Retificar os temperos.
É daqueles pratos em que não preciso de "persigo" para ficar satisfeita! Sabe mesmo a Portugal...

sexta-feira, 1 de março de 2013

Tartes de Atum com Ovo

A página "O Barriguinhas" (www.obarriguinhascomebem.com)lançou um passatempo intitulado "Ovo Doce", em que o desafio é preparar um prato em que o ovo seja o ator principal. Adoro ovos, e utilizo-os muito frequentemente, e o prémio é irresistível ! Um conjunto de chá coisa-mais-fofa :-)
Lá me decidi pelo salgado, e preparei um prato simples em que o sabor do ovo é bastante realçado, preparei umas Tartes de Atum com Ovo.

Para esta receita irão precisar (3 tartes individuais):
- 1 base de massa folhada de compra
- 3 latas de atum
- 3 ovos grandes
- 1 alho francês grande (parte branca)
- 1/2 couve flor sem caules
- Noz moscada a gosto
- Sal q.b
- Azeite q.b
- Parmesão a gosto
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar 3 tarteiras pequenas com papel vegetal e tender a massa folhada. Picar a massa com a ajuda de um garfo e colocar leguminosas secas por cima da massa a fazer peso, e levar ao forno durante cerca de 20 minutos.
Na wok, colocar o azeite e o alho francês, deixando cozinhar até que fique transparente. Acrescentar a couve flor e temperar com noz moscada raspada (sejam generosos!). Deixar cozinhar para que fique al dente. Colocar o atum e mexer para incorporar tudo. Retificar temperos.
Colocar o recheio de atum com couve flor nas tarteiras com a massa folhada. Em cada uma das tartes, acrescentar um ovo e polvilhar a tarte com um pouco de parmesão ralado. Levar ao forno para que o ovo fique cozinhado, mas sem deixar cozinhar demais.
Adoro a conjugação couve flor com noz moscada, e se a couve flor estiver al dente, tanto melhor!! Uma gema bem cozinhada a derramar-se pelo o atum e a couve flor, unidos pela clara do ovo...hum, é um manjar dos deuses, mas dos deuses preguiçosos, pois é um prato confortável e muito fácil de preparar!
Vamos lá ver se tenho sorte no passatempo...