quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Lombo Recheado com Enchidos e Ovo

Quando tenho um pouco mais de tempo, acabo sempre por tentar fazer algo que agrade a família inteira, mesmo se isso significar cozinhar porco... É a carne que menos aprecio, e tenho sempre que usar uma técnica que suavize o sabor da carne para conseguir tirar algum proveito de refeições com este tipo de carne. Mas, cá por casa, todos apreciam, e o meu trabalho na cozinha passa por tentar agradar a todos!
Tinha uma peça de lombo de porco no congelador, preparada para rechear, mas não queria repetir um dos tipos de recheio que já tivesse feito, por isso, juntando o que tinha no frigorífico, saiu um Lombo Recheado com Enchidos e Ovo.
 
Para preparar esta receita, irão precisar:
- 1 peça de lombo de porco de cerca de 700g, preparada para rechear
- 8 rodelas de mortadela (eu usei de perú)
- 8 rodelas de chourição
- 3 fatias grandes de queijo
4 ovos previamente cozidos e descascados
- Sumo de 2 limões
- 1 colher de sopa bem cheia de pasta de pimentão
- 1 e 1/2 colher de azeite
- 1 ramo grande de tomilho fresco
- Sementes de zimbro, a gosto
- 3 dentes de alho picados, sem pedúnculo
- 1/2 cerveja
- Sal q.b.
- Mistura de 3 pimentas, a gosto (moída na hora)
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar a peça de lombo sobre uma tábua de carnes. Dispor sobre toda a superfície a mortadela, e depois o chourição. Por fim colocar o queijo e os ovos cozidos inteiros, e enrolar bem a carne, prendendo com fio norte.
Num pequeno recipiente, preparar o tempero, misturando todos os ingredientes, e mexendo bem. Depois de pronto, elevar o lombo com a ajuda de rodelas altas de limão (para que este coza uniformemente), e regar com o molho.
Levar ao forno durante cerca de 1.20h.
Depois de estar pronto, colocar o lombo a repousar, retirar o fio norte, e fatiar com muito cuidado, para que não se desfaça. Servir com arroz e salada.
É um prato que exige um pouco de tempo na preparação, mas pode ser preparado mais cedo, e no caso de ter visitas, é do melhor que se pode cozinhar, pois coloca-se no forno, e podem receber-se os convidados com o tempo que merecem!
Estava muito bom, todos gostaram do contraste de sabores, até eu, que não aprecio porco, acabo por gostar bastante destes pratos, pois o sabor da carne fica um pouco "mascarado" pelo recheio.  O sabor do zimbro, que nunca tinha experimentado, é muito intenso e funciona lindamente com o porco, e tal como o sumo de limão e a pasta de pimentão (caseira, vem de Vila Nova de Milfontes!), dão um sabor sublime a este prato!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Biscoitos de Avelã e Chocolate

Esta semana fiz bolachinhas de aveia e mel para adoçar a semana cá de casa. Ao publicar a receita na nossa página do facebook, uma das nossas seguidoras (e minha colega dos tempos da escola) sugeriu que criasse uma receita de biscoitos/bolachas com avelã e chocolate. Gostei da ideia, e aceitei o desafio. Como as bolachas de aveia e mel duraram um dia, tive que repor o stock de bolachinhas, e porque não criar os biscoitos com os sabores que a Manuela me sugeriu?? Saem quentinhos os biscoitos de avelã e chocolate!
Ingredientes para os biscoitos:
- 50g de avelãs moidas
- 100g de pepitas de chocolate preto moído
- 70g de manteiga à temperatura ambiente
- 120g de açúcar refinado
- 1 ovo
- 1 colher de café de fermento em pó
- 200g de farinha
Preparação:
Ligar o forno a 180ºC. Colocar os tapetes de silicone sobre os tabuleiros e reservar.
Num recipiente fundo colocar a manteiga , o açúcar e o ovo e mexer bem com as mãos. Acrescentar o chocolate e as avelãs moídas, e mexer de novo. Terminar colocando a farinha e o fermento e envolver bem com as mãos. Cobrir a massa com película aderente e levar ao frigorífico, no mínimo, 30minutos.
Com um ejetor de biscoitos, fazer pequenos biscoitos colocando-os nos tapetes de silicone, e levando ao forno cerca de 10minutos. Se não tiver ejetor de biscoitos, criar pequenas bolinhas com as mãos, e "amassar" a superfície com uma colher.
Que cheirinho a Nutela na cozinha! Ficaram tão crocantes e são tão tão viciantes que sobrou meia dúzia para hoje. Com chá, café, leite ou só mesmo os biscoitinhos, não dá para resistir...

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Almondegas com Esparguete Tricolor

Antes de mais, devo a todos os seguidores do Que Massada um pedido de desculpas bem grande pelo meu desaparecimento neste último mês. A minha vida deu uma volta muito grande e estive em fase de adaptação... A cozinha ficou em banho-maria, mas agora que já me adaptei a esta nova fase, voltei ao ativo!
Para além de todas as alterações que ocorreram na nossa vida, o meu marido já não está longe de casa, e isto faz uma diferença enorme! Em 11 anos juntos nunca estivemos tão felizes. Agora tenho sempre pedidos especiais para almoço e jantar... Esta semana pediu que fizesse algo que, por incrível que pareça, nunca tinha feito: Almôndegas. Juntando a experiência gustativa das que já provei e o que já vi a preparar, lá me aventurei na preparação deste prato que acaba por ser até engraçado.
 
Para preparar estas almondegas, irão precisar:
- 500g de carne de vaca picada uma vez, com um pouco de bacon
- 1/2 cebola roxa picada muito finamente
- 2 alhos sem pedúnculo picados muito finamente
- 1 ovo grande
- 1 colher de sopa de pão ralado
- 1 ramo de salsa bem picado (quantidade é a gosto)
- Mistura de pimentas moída q.b.
- Sal q.b.
 
- 1/2 cebola roxa finamente picada
- Azeite q.b.
- 4 tomates grandes muito maduros e picados
- Salsa picada (a gosto)
- 1lata de cogumelos laminados
- 1 cerveja
- Mistura de pimentas moída q.b.
- Sal q.b.
 
- 400g de esparguete tricolor Milaneza
- Água
- Sal
 
Num recipiente grande, colocar a carne picada, a cebola, os alhos, a salsa, o ovo e o pão ralado. Temperar a gosto com sal e pimenta e envolver bem todos os ingredientes utilizando as mãos. Colocar um pouco de pão ralado numa travessa para colocar as bolinhas de carne feitas com movimentos circulares das mãos.
Num tacho com fundo largo, colocar o azeite e a cebola e deixar cozinhar até que a cebola fique translúcida. Acrescentar os tomates picados, os cogumelos e a salsa. Deixar cozinhar um pouco e acrescentar a cerveja, temperando o molho a gosto.
Colocar as almondegas no molho quando este já estiver a ferver. Deixar as almondegas cozinhar durante cerca de 20minutos, mexendo cuidadosamente.
Numa panela à parte, cozer a massa esparguete (ou outra a gosto).
Servir a massa num prato fundo com as almondegas e o molho por cima.
Estavam muito suculentas, acho que por ter a cebola na mistura da carne.
A carne rende muito mais desta forma! Acho que é um prato divertido para fazer com as crianças e que agrada a toda a gente.