terça-feira, 25 de março de 2014

Tarte Fofa de Maçã e Passas

Devo a todos vocês, meu fiéis seguidores, um pedido de desculpas assim gigante pelo meu súbito "desaparecimento", mas a nossa vida deu uma volta de 90º e o tempo depois do horário laboral serve para repor energias, e a cozinha ficou um pouco de lado. Agora estou de baixa, e mais por casa acabo por ter mais tempo para dedicar ao blog. Tenho feito algumas coisas para colocar cá, mas gerir o tempo não tem sido fácil, no entanto, a partir de agora fica prometido que não me esquecerei de vocês!
No domingo tivemos os avós a almoçar, e tinha que preparar uma sobremesa. Decidi aproveitar uma massa folhada que tinha no frigorífico e, enquanto o marido preparou um bolo de noz com limão que fica delicioso, decidi que estava na altura de fazer um tipo de tarte que estou há tempos para experimentar, que são aquelas tares fofinhas que parecem bolos dentro de bases de massa folhada! Preparei então uma Tarte Fofa de Maçã e Passas e rezei para que saísse bem...
 
Para preparar esta tarte irão precisar:
- 1 base de massa folhada
- 2 gemas
- 1 ovo inteiro
- 70g de açúcar amarelo
- 75ml de bebida de soja
- 1 colher de chá de canela em pó
- 70g de farinha de arroz
- 1/2 colher de café rasa de fermento em pó
- 2 maçãs amarelas em pedaços finos
- 4 colheres de sopa cheias de passas sem graínhas
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a base de massa folhada na tarteira revestida de papel vegetal (eu aproveito o papel que vem com a base). Picar a base de massa folhada com um garfo.
Espalhar as passas e a maçã em pedacinhos sobre a massa folhada.
Num recipiente misturar bem as gemas, o ovo e o açúcar amarelo, até se obter uma massa fofa e homogénea. Acrescentar a bebida de soja e envolver. Por fim colocar os ingredientes secos peneirados, a canela, o fermento e a farinha de arroz.
Verter o preparado por cima da maçã e das passas e levar ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até ganhar uma tonalidade dourada.
Servi a tarte como sobremesa de domingo depois de uma almoçarada de lampreia no forno e de arroz, mas acho que deve ficar também muito bem ainda quentinha com uma bola de gelado ao lado.
É uma tarte fofinha, mas nada seca, pois as maçãs tornam-na sucolenta. Todos aprovaram, acho que foi um bom regresso...


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Marisa, fica mesmo deliciosa. Estou de baixa, mas por um motivo mais que feliz, felizmente não estou doente, só cansadita :-)

      Beijinhos, Virgínia

      Eliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia