Ontem tinha planos diferentes para a Consoada de Natal. Para além dos queijos, do camarão gigante grelhado com lima e pimenta preta e dos Souflés de queijo emmental (http://que-massada.blogspot.pt/2012/12/queijinho-fofo.html), pensei em dois pratos, o bacalhau com batatas e o Faisão que o meu pai caçou há 2 semanas. Depois ter ter chegado tardíssimo do emprego, reparei que era muita comida para 5 pessoas... Despromovi o Bacalhau para dia 25, e o Faisão virou Rei! A nossa Consoada de Natal foi então Faisão com Maçã e Mel.
Para preparar esta receita, irão precisar:
- 2 Faisões de caça grandes, sem pele
- 3 maçãs amarelas maduras, cortadas em gomos grandes, e com casca
- 1/4 pimento italiano seco picado
- 2 cebolas roxas grandes em meias luas largas
- 1 copo de champanhe
- 10Cl de azeite
- 4 paus de canela
- 1 colher de sopa de canela em pó
- Cravinho a gosto
- 2 colheres de sopa de mel bem cheias
- 1 ramo grande de rosmaninho (alecrim)
- 1 ramo grande de tomilho
- 2 caules de aipo dos mais tenros em juliana
- 10 fatias de presunto
- Sal q.b.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa assadeira grande colocar o azeite, o mel, o champanhe, o aipo, o cravinho, a canela em pau e em pó, um pouco de tomilho picado e um pouco de rosmaninho picado, sal e o pimento italiano seco. Mexer bem. Juntar a maçã e a cebola e envolver com o preparado anterior.
Passar os faisões no molho, e dispor na assadeira. Colocar as ervas aromáticas dentro das aves, e cobrir toda a superfície com presunto. Com uma colher, regar os faisões com o molho. Cobrir a assadeira com papel de alumínio, e levar ao forno durante cerca de 1.30h, regando a carne com o molho várias vezes.
Servir com arroz basmati.
Este prato cheira mesmo a Natal!! A maçã fica deliciosa, e liga muito bem com o faisão, contrastando com o salgado do presunto. Se não tiverem paizinhos que trazem destas delícias para casa, sempre o podem fazer com frango ou perú, acho que deve ficar igualmente delicioso...
Boas Festas!!
Esse faisão ficou com muito bom aspecto, por acaso nunca comi.
ResponderEliminarBjs
Cá em casa aparece de vez em quando, quando o meu pai tem a sorte de caçar algum!! Adoro esta peça de caça, pois não é tão forte como as outras (apesar de gostar de todo o tipo de caça), e tem um sabor delicado mesmo!!
ResponderEliminarBeijinho,
Virgínia Carneiro
que-massada.blogspot.pt