O sábado está a tornar-se o dia oficial das pastas! E com o generoso cabaz que a Milaneza gentilmente enviou, tenho material de sobra para dar asas à imaginação...
Tem sido um mês complicado (sentimentalmente falando), o que faz com que a cozinha funcione como um refúgio, e o apetite por pratos mais coloridos aumenta, num esforço de dar um pouco de cor a estas dias mais cinzentos.
Já tinha decidido a meio da semana que iria fazer uma massa deliciosa quando houvesse mais tempo, e estivesse em melhor estado a extração dolorosa do siso inferior! Sem tempo para ir às compras, pois trabalhei todo o sábado, voltei a improvisar com o que havia cá por casa. Sábado, o jantar foi Massa de Pesto Milaneza com Legumes Assados, Blue Cheese e Nugets de Coelho.
Para preparar este prato, irão precisar: (para 3 pessoas)Legumes assados no forno
- 200g de tomate cereja amarelo cortado em metades
- 3 tomates maduros em quartos e sem sementes
- 1 chalota em meias Luas largas
- 2 caules de Aipo cortados na transversal
- 5 folhas de mangericão em juliana
- Azeite q.b.
- Sal a gosto
- Pimenta preta moída a gosto
Nugets de Coelho
- 2 lombos de coelho cortados em metades
- 10cl de azeite
- 1 colher de sobremesa de pimentão caseiro
- 3 alhos
- 6 folhas grandes de mangericão
- 1 ramo de cebolinho
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída q.b.
- Sementes de sésamo q.b.
- Azeite para fritar
- 1 Embalagem de Linguine al Pesto Milaneza
- Blue Cheese da Dinamarca, a gosto
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar num tabuleiro o azeite, todos os legumes e temperar com o mangericão,sal e pimenta, mexendo bem para envolver todos os legumes. Colocar papel de alumínio por cima do tabuleiro, furar para que saia o vapor, e levar ao forno durante cerca de 35 minutos, mexendo os legumes de vez em quando.
Para preparar os nugets de coelho, colocar o azeite, alhos, mangericão, pimentão, cebolinho, sal e pimenta num copo alto, e passar com a varinha. (Irão obter um molho mais ou menos liquido) Retificar os temperos.
Passar o coelho pelo molho, escorrer e passar pelas sementes de sésamo, como se fosse um panado. Colocar num tacho antiaderente um pouco de azeite e fritar os nugets (atenção que as semente de sésamo têm muito óleo, e saltam durante a fritura, convém não ter o lume muito alto!).
O Linguine é cozinhado al dente em água com um pouco de sal.
Empratar a pasta, colocando os legumes por cima desta, o nuget e polvilhar com o blue cheese desfeito com as mãos.
Esta pasta tem um perfume e sabor muito intenso, o nuget confere textura, mas a massa com os legumes e o queijo dá um excelente prato principal. O blue cheese é um queijo forte, e nem todos apreciam. O Linguine é muito aromático, cortando um pouco o sabor do queijo, e por isso, no meu prato levou dose dupla!! Adoro este queijo, e liga tão bem com a pasta e o adocicado dos legumes... Um jantar italiano fortissímo e diferente, tanto em termos visuais como em relação ao sabor! Vai impressionar...
Adorei a sugestão de hoje. Mesmo ao meu gosto.
ResponderEliminarBjs
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com
Obrigada Rosário! É um prato de sabor ousado, uma experiência de sabores interessantíssima!
EliminarBeijinhos
Virgínia Carneiro
que-massada.blogspot.pt