Esta semana um familiar pediu que preparasse um bolo para uma festa... Já tinha iniciado o bolo, quando me ligou a informar que já não era necessário, porque tinha feito um bolo para a ocasião... Fiquei abalada, e não sabia se terminaria o bolo ou não, mas já que tinha iniciado, porque não caprichar e "festejar" a vida feliz cá por casa??
Assim fiz, terminei o bolo, fazendo algumas alterações de última hora, para que ficasse perfeito e cheio de Amor e boas energias... Acho que consegui.
Para preparar este bolo, irão precisar:
- 300g de manteiga à temperatura ambiente
- Sumo de 1/2 laranja
- Raspa de 1 laranja
- 350g de açúcar
- 5ovos
- 350g de farinha peneirada
- 1 e 1/2 colher de café de fermento em pó
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma forma redonda e sem buraco, e revesti-la com papel vegetal.
Num recipiente grande, colocar a manteiga e o açúcar e bater bem até formar uma mistura homogénea. Acrescentar a raspa e o sumo da laranja e envolver de novo. Colocar um ovo de cada vez, e bater entre a adição de cada um dos ovos.
Colocar os ingredientes secos (farinha, fermento e bicarbonato) e envolver bem, até que a massa seja uniforme e cremosa.
Colocar a massa na forma, baixar a temperatura para os 180ºC e deixar cozinhar 40 minutos, testando a cozedura, a partir dos 30 minutos no forno.
Retirar e deixar arrefecer antes de desenformar. Decorar a gosto com açúcar em pó.
Acompanhou o café e uma conversa saudável, em família e com um dos membros da conversa a uns 2000kms de distância... Bendito skype, mais uma vez!
O meu primo Francisco (não é o meu afilhado, é outro Francisco da minha vida!) adorou o bolo, e ainda teve que levar um bolo cheio de fatias para casa! A minha mãe diz que foi o melhor de sempre, tanto em aspeto, como em termos de sabor.
Para mim, o balanço de sabores e o aspeto "clean" do bolo só me fazem sentir com mais intensidade os sentimentos puros e sinceros que nutro pelos que mais amo... Este bolo invoca a inocência dos sentimentos bons e desinteressados.
Vou repetir, brevemente.
O teu bolo ficou com uma cor linda:)
ResponderEliminarDeve ter ficado uma delicia com as sementes de chia nunca experimentei, mas sem sombra de duvida que deve ficar muito bom e muito mais nutritivo:)
Beijinhos e bom feriado
Obrigada!! Sim, a chia transforma-o num bolo mais nutritivo e com uma textura mais crocante muito interessante!
EliminarBeijinhos
Virgínia
Que rico bolo! Está lindissimo :)
ResponderEliminarAdoro andorinhas... Ficou como eu tinha imaginado! Nada complicado, mas muito agradável à vista e uma explosão de sabores. Experimente!
EliminarBeijinhos,
Virgínia
Vivi, de facto este bolo tem mesmo a tua cara: simples, mas delicado...parece q te estou a ver, a decorá-lo cheiinha de cuidado para nao estargar o efeito final..um bolo com amor, eu propria te vi iniciá-lo mentalmente... o teu dom é brutal, naõ só porque tens realmente jeito, mas porque te sai do coração...
ResponderEliminarbjinho querida
Obrigada Regina! É bom saber que em 3anos e meio conseguiste conhecer-me tão bem... Sim, tal como tudo o que faço na minha cozinha, este bolo está carregado de amor e serenidade. Claro que ganhou outra dimensão de sentimentalismo quando o meu primo conseguiu ver o pai, que já não vê há 6 meses... Fantástica ver o amor no olhar de uma criança de 5 anos!
EliminarUm beijinho grande, e vê se adaptas o meu bolinho à tua bimby :-)
Virgínia
E quem diz que o simples não é bonito, está muito enganado e aqui está a prova! Perfeito! :D
ResponderEliminarBeijinhos,
Mafalda
Ficou um lindo bolo! Assim como o Francisco, eu também iria querer pedaços extras! Beijos, Paula
ResponderEliminarBoa tarde, parece maravilhoso, mas na receita e na confecção não tem as sementes de chia, qual é a quantidade e em que altura é que se mete no bolo.
ResponderEliminarObrigada
Olá Sandra!! Sim, tem razão faltam as quantidades da chia. 2 colheres de sopa de chia no final, quando a massa já está prontinha :-) Mal possa altero a receita.
EliminarEspero que o resultado final saia perfeito e delicioso.
Beijinhos,
Virgínia