Oito meses depois de ter adotado um estilo de vida mais saudável, e de ter feito ajustes à alimentação cá de casa, já nem apetecem jantares muito pesados. O corpo habitua-se a estar mais leve e confortável, e só apetecem pratos mais leves...
Cá em Esposende somos uns privilegiados no que diz respeito aos peixinhos mais frescos! E a minha mãe trouxe um linguado mais jeitoso para filetes. Para experimentar o tomilho limão da minha horta (nova aquisição), preparei um Linguado com Tomilho Limão no Papelote.
Para preparar esta receita, irá precisar: (para 4 pessoas)
- Filetes de 1 linguado de aproximadamente 2kg
- 1/2 pimento verde em juliana
- 1/2 pimento vermelho em juliana
- 200g de tomate cereja em metades
- 1/4 de pimento italiano finamente fatiado
- 1 ramo grande de tomilho limão
- Sumo de 1 toranja vermelho
- Flor de sal q.b.
- Azeite q.b.
- Papel vegetal
- Tapetes de silicone
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Cortar retângulos de papel vegetal e colocar em cima do tabuleiro de forno com tapete de silicone. Depois de preparar os filetes e os legumes, fazer uma cama com os legumes por cima do papel vegetal e sobrepor o peixe.
Num copo misturador colocar o azeite, o sumo da toranja, o tomilho limão, o pimento italiano e uma pitada de flor de sal. Mexer bem e regar o peixe com o molho.
Fechar os papelotes bem fechados e levar ao forno cerca de 30minutos.
Abrir o papelote com cuidado devido ao vapor, e servir com salada.
O peixe em papelote é uma das formas de cozinhar peixe que mais me agrada! Neste prato, sobressai a leveza do peixe, o aroma do tomilho e o travo ligeiramente cítrico da toranja é o requinte deste jantar...
Gosto muito do peixe assim preparado! Saboroso e saudável :)
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Maria João! Também é uma das formas que prefiro para preparar peixe. O peixinho grelhado também não dispenso, principalmente num dia de Verão...
EliminarBeijinhos,
Virgínia
Gosto muito de cozinhar em papelote, no forno ou a vapor, e ficou com optimo aspecto
ResponderEliminarObrigada Marisa! Ficou delicioso... O meu marido ainda não tinha experimentado o peixe cozinhado por esta técnica, pois as vezes que o preparei estava no Kosovo em missão. Adorou :-)
EliminarBeijinhos,
Virgínia
Ficou uma receita bem leve e bonita.
ResponderEliminarKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html
Obrigada Susana :-)
EliminarEm relação ao seu passatempo, com certeza que vou participar! Tenho participado sempre, não quero falhar com um ingrediente que tanto aprecio!
Beijinho,
Virgínia