quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Gambas "al ajillo"


Eu sei que existem milhentas receitas de gambas "al ajillo", todas muito próximas, todas deliciosas... A minha receita tem o meu toque especial: muito carinho, pois é um dos pratos que o meu marido mais gosta, e por muito incrível que vos pareça, adora come-las, não com pão, mas com arroz basmati!! Um almoço de domingo a dois, tinha mesmo que ter presente este prato cheio de gulodice...

Para preparar estas gambas, irão precisar:
- 500g de gambas grandes (20-30)
- 1 limão (raspa e sumo)
- flor de sal a gosto
- 4 malaguetas secas picadas
- Azeite (pede bastante!)
- Cebolinho-alho picado
- 2 dentes de alho em fatias muito finas, e sem pedúnculo

Retirar a casca, cabeça e tripa às gambas, cortando o lombo ao meio. Dispor num prato todas as metades e temperar com flor de sal e raspa do limão. Reservar.
Numa frigideira colocar uma quantidade bem generosa de azeite e acrescentar as malaguetas secas. Deixar o azeite aquecer bem e depois colocar as gambas. Cerca de 3minutos depois estarão quase prontas, acrescentar o alho laminado. Retirar as gambas e todo o azeite para um recipiente, e regar com o sumo do limão. Terminar com o cebolinho-alho. Servir com arroz basmati ou fatias de pão rústico.
Gulosas (e calóricas), estas gambas ficam um verdadeiro pitéu depois de prontas. O sumo de limão corta o sabor ligeiramente engordurado devido à grande quantidade de azeite. Picantezinhas, tal como tanto gostamos. Como foi rápida a preparação, houve tempo para um pouquinho de romance durante o almoço!!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bolo de Laranja e Sementes de Chia

Esta semana um familiar pediu que preparasse um bolo para uma festa... Já tinha iniciado o bolo, quando me ligou a informar que já não era necessário, porque tinha feito um bolo para a ocasião... Fiquei abalada, e não sabia se terminaria o bolo ou não, mas já que tinha iniciado, porque não caprichar e "festejar" a vida feliz cá por casa??
Assim fiz, terminei o bolo, fazendo algumas alterações de última hora, para que ficasse perfeito e cheio de Amor e boas energias... Acho que consegui.

Para preparar este bolo, irão precisar:
- 300g de manteiga à temperatura ambiente
- Sumo de 1/2 laranja
- Raspa de 1 laranja
- 350g de açúcar
- 5ovos
- 350g de farinha peneirada
- 1 e 1/2 colher de café de fermento em pó
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma forma redonda e sem buraco, e revesti-la com papel vegetal.
Num recipiente grande, colocar a manteiga e o açúcar e bater bem até formar uma mistura homogénea. Acrescentar a raspa e o sumo da laranja e envolver de novo. Colocar um ovo de cada vez, e bater entre a adição de cada um dos ovos.
Colocar os ingredientes secos (farinha, fermento e bicarbonato) e envolver bem, até que a massa seja uniforme e cremosa.
Colocar a massa na forma, baixar a temperatura para os 180ºC e deixar cozinhar 40 minutos, testando a cozedura, a partir dos 30 minutos no forno.
Retirar e deixar arrefecer antes de desenformar. Decorar a gosto com açúcar em pó.
 Acompanhou o café e uma conversa saudável, em família e com um dos membros da conversa a uns 2000kms de distância... Bendito skype, mais uma vez!
O meu primo Francisco (não é o meu afilhado, é outro Francisco da minha vida!) adorou o bolo, e ainda teve que levar um bolo cheio de fatias para casa! A minha mãe diz que foi o melhor de sempre, tanto em aspeto, como em termos de sabor.
Para mim, o balanço de sabores e o aspeto "clean" do bolo só me fazem sentir com mais intensidade os sentimentos puros e sinceros que nutro pelos que mais amo... Este bolo invoca a inocência dos sentimentos bons e desinteressados.
Vou repetir, brevemente. 


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conchiglione com Tomate Seco e Manjericão

Nesta altura do ano fico com o síndrome do manjericão!! O aroma e sabor fresco fiz com que me torne dependente desta erva aromática durante uns tempos... Como tenho a erva na minha horta de jardim, e a avó Cila ainda me fornece alguma da dela, acabo por ter sempre uma grande reserva para satisfazer o meu vício de verão.
Aqui há uns dias, ao jantar deu-me cá um apetite de tomate seco e mozarela... Tive que cozinhar uma massinha com tomate seco, mozarela fresca e manjericão, para acalmar os nervos!!
Para esta receita irão precisar: (para 3 adultos)
- 400g de conchiglione
- 1/2 cebola roxa grande, em juliana fina
- 4 tiras de tomate seco embebido em azeite, e cortadas em juliana
- 2 malaguetas secas picadas
- Folhas de manjericão fresco
- 2 bolas de mozarela búfala
- Pimenta da Jamaica, a gosto
- Azeite q.b.
- Flor de sal q.b.
Numa panela colocar água e um pouco de flor de sal, deixar ferver e cozer a massa. Na wok colocar um pouco de azeite (utilizei o que estava aromatizado com o tomate seco), as malaguetas, o tomate seco e a cebola, e deixar cozinhar um pouco, até que a cebola comece a ficar transparente. Coar a massa depois de estar al dente, e acrescentar na wok envolvendo bem.
Nos pratos, colocar rodelas de mozarela com pimenta da Jamaica moída por cima. Ao lado colocar a massa, e colocar as folhas de manjericão por cima.
O tomate seco e a cebola entram nas conchinhas, e ainda brinquei com a mozarela e ia colocando dentro de cada concha! Um prato muito simples e rápido cheio de sabor...

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Biscoitos de Lavanda e Limão

Desde que tenho a minha "arma especial" ejetora de biscoitos, a preparação é muito mais rápida. e fica mais tempo para a imaginação fervilhar! Já sabem que adoro lavanda, e este ano tenho uma reserva bem grande que o Luís me trouxe de um local perto do quartel onde trabalha... Como tinha a Rafaela comigo, e a lavanda é assunto de meninas, decidi fazer biscoitos de princesas!!
Para preparar estes biscoitos, têm que ter aí à mão:
- Raspa de 1 limão
- Sumo de 1/2 limão
- 160g de açúcar amarelo
-120g de manteiga
- 2 ovos pequenos
- 3 colheres de café bem cheias de lavanda trituradas
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 330g de farinha
- 2 colheres de café de corante violeta em gel
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Num recipiente grande, bater a manteiga com o açúcar, até obter um creme. Acrescentar os ovos e a raspa e sumo de limão, e voltar a bater. Colocar as flores de lavanda trituradas, a farinha, o fermento e o bicarbonato. Envolver até obter uma mistura homogénea. Colocar o corante e envolver com uma colher de metal grande, até obter a cor desejada (eu coloquei duas colheres de café).
Colocar a massa na película aderente e apertar bem. Reservar no frigorífico, no mínimo 1h. Revestir os tabuleiros de forno com os tapetes de silicone.
Encher o ejetor de biscoitos com massa e escolher a forma das bolachas. Levar ao forno cerca de 20minutos, e deixar arrefecer em cima de uma grelha.
Depois de cozinhados, a cor torna-se mais rosa seco, delicado e suave. Olhava para elas e já só me imaginava na minha biblioteca com um chazinho e um livro...
A textura é suave e fofa, o sabor delicado e cheio de aroma. Ninguém queria acreditar que "levavam flores"!! São de menina, cheios de caprichos e a reclamar atenção... E tal como as meninas fofas, ninguém consegue não fazer-lhes a vontade!
Ofereci um frasquinho destes biscoitos a uma colega, e duraram uns instantes! São miminhos cor de rosa num frasquinho...