quarta-feira, 3 de julho de 2013

Esparguete Picante com espinafres e gengibre

Caros amigos!! Peço-vos desculpa pela minha ausência, mas tenho andado atarefada, e com a chegada do calor, o meu organismo precisa de algum tempo extra para se adaptar, não é muito fácil... Mas finalmente acho que ajustei os "botões" todos e já cá estou!
Nesta altura do ano, fico também sem apetite... Tudo me parece mais quente do que aquilo que o meu corpo aguenta, no entanto, uma massinha ao jantar é sempre uma tentação! Tentei preparar um prato o mais fresco possível, mas sem deixar para trás os sabores que me fazem suspirar pelo próximo prato de massa. Tenho a horta cheia de espinafres, e decidi usá-los, pois acho um vegetal bastante fresco. Frescura também me soa a gengibre fresco, que tenho sempre em casa por culpa das melhores bolachas do mundo! O picante já associo a uma subida de temperatura, mas não podia faltar, por isso decidi cozinhar Esparguete Picante com Espinafres e Gengibre.
 
Para preparar este prato, irão precisar: (para 3 pessoas)
- 1 alho francês cortado em juliana (só a parte branca)
- 10 tomate cereja em metades
- Um pouco de gengibre fresco finamente picado
- 150g de espinafres
- Azeite q.b.
- 350g de esparguete picante Milaneza
- Oregãos frescos para guarnecer
 
Cozer o esparguete em água a ferver. Na Wok colocar o azeite, o alho francês e o gengibre. Deixar cozinhar até o alho francês começar a ficar translúcido. Acrescentar os tomates cereja e os espinafre, e envolver. Quando os espinafres tiverem reduzido, acrescentar a massa previamente coada e envolver bem.
Colocar num prato fundo e terminar com orégãos frescos.
Massa é sempre reconfortante e quentinha, de qualquer forma esta ficou mesmo como pretendia! O gengibre é tão fresquinho que faz lembrar a nortada de Esposende, que faz sempre sentir-me em casa... Os espinafres tornam o prato delicado, e contrastam com o picante da massa. Não levou sal, mas também não fez falta nenhuma!
Espera aí... Ainda falta qualquer coisinha aqui na minha massinha... O ovo escalfado! Pronto, agora sim, perfeito jantar de verão, tão aconchegante...

9 comentários:

  1. Virgínia, que delícia de pratinho! Adorei esta tua sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João!! Com este calor, temos que optar por pratos de massa com um toque mais fresquito... Como não sou grande amante de comida fria, tenho que optar por outras estratégias. O gengibre funcionou lindamente!

      Beijinhos,
      Virgínia Carneiro

      Eliminar
  2. Oi Virgínia,
    Vim conhecer seu blog e gostei muito. O espaguete está bom demais!
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lylia! Seja bem vinda ao Que Massada! Fico de coração cheio por saber que gostou do meu trabalho :-) Espero que faça deliciosos pratos!
      O esparguete fica uma delícia, aconselho...

      Beijinhos,
      Virgínia Carneiro

      Eliminar
  3. Adoro esse esparguete picante, ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa! Sempre optei por pratos mais quentes com este esparguete, mas ficou muito bem com os espinafres e o gengibre... Fou uma lufada de sabores frescos, leves e deliciosos.

      Beijinhos,
      Virgínia Carneiro

      Eliminar
  4. Que deliciosa sugestão e tão rápida, estes dias quentes pedem pouca comida pelo menos a mim é assim:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! Partilho a opinião. Nesta altura do ano, muitas vezes nem apetece comer... Temos mesmo que optar por pratos com um toque mais fresco e bem leves! Se for também rápido de preparar, tanto melhor, assim sobra tempo para aproveitar o sol :-)

      Beijinhos,
      Virgínia Carneiro

      Eliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia