sábado, 20 de julho de 2013

Bolo Mármore à minha moda!

Eu sei, eu sei!! É um bolo super comum, que toda a gente já viu e muita até já o preparou. Eu nunca tinha feito um bolo mármore... Nunca surgiu uma oportunidade de o fazer! Deixava sempre para segundo plano, e acabei por adiar este bolinho até agora!
Esta semana, quando chegamos da Suiça (fomos a Bremgarten, ao casamento do meu irmão), o marido pediu um bolinho. E tinha mesmo que fazer algo, pois as galinhas aqui da zona andam com uma vontade de trabalhar!! Tenho ovos para alimentar um pelotão!!
Bem, esta receita foi feita assim muito muito rápido, e acho muito simples, mas fica deliciosa!!

Para preparar este bolo, irão precisar:
-220g de manteiga à temperatura ambiente
-250g de açúcar refinado
-Raspa e sumo de 1 limão
-4 ovos
-250g de farinha
-1 colher de café de fermento
-1 colher de café de bicarbonato de sódio
-3 colheres de sopa bem cheias de cacau em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma de bolo inglês e forrar com papel vegetal. 
Num recipiente grande bater a manteiga e o açúcar até formar um creme homogéneo. Acrescentar a raspa e o sumo do limão e encolver. Colocar um ovo de cada vez e bater bem. Colocar a farinha, o fermento e o bicarbonato e bater até formar uma massa homogénea e com bolhas de ar.
Separar a massa em duas partes iguais. Numa das partes, colocar o cacau e envolver bem.
Com duas colheres de servir, colocar partes de massa simples e de chocolate alternadas na forma. Fazer camadas, colocando a de chocolate e cima da branca, e a branca por cima da massa de chocolate. 
Levar ao forno carca de 40minutos, testando a cozedura. Desenformar frio, e servir com um café ou chá.
Valeu a pena demorar tanto a preparar este bolo mármore, pois ficou tão delicioso que vai ser presença assídua quando precisar de preparar um bolo rápido! E até me parece que irá servir de base a alguns bolos de aniversário decorados com pasta portuguesa...

4 comentários:

  1. Tu nunca tinhas feito, eu nunca fiz!
    Ficou lindo e apetitoso, ideal para acompanhar um chá!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, no meu caso acompanhou mesmo um chazinho de limão e gengibre, que trouxe de Bremgarten (Suiça).
      Experimente, esta receita fica muito bem!

      Beijinhos,
      Virgínia

      Eliminar
  2. Que lindo ficou Virgínia! :)
    a minha receita é diferente mas esta tem um aspeto óptimo! Que massa tão fofa!

    Felicidades para o teu mano!
    e venham mais bolinhos! ;)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mafalda!
      O casamento foi fantástico, vou comunicar as felicidades ao casal :-)
      O bolo ficou mesmo fofo e delicioso, é sempre curioso espreitar o padrão que se consegue no final!!

      Beijinhos,
      Virgínia

      Eliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia