domingo, 9 de novembro de 2014

Quinoa com Legumes Assados

Depois de ter um filho (neste caso, uma filha), acontece aquilo que toda a gente diz que irá acontecer: o nosso tempo passa a ser muitíssimo curto! O que ninguém refere é que esse tempo que parece voar, é infinitamente melhor do que todo o tempo que temos antes de existir uma gordinha cor de rosa com um sorriso desdentado (ou só com um dente a espreirar timidamente desde terça feira passada!). Todos os movimentos, sorrisos, choros de miminho, sono ou fome da Constança são para mim os melhores momentos de todos os dias, mesmo quando estou tão cansada que quase mal mantenho os olhos abertos, lá pego nela e lhe dou a tão desejada maminha :-)
A cozinha acaba por ter uma importância acrescida agora, já que a minha filha é alimentada apenas com leite materno (e sopinha), o que quer dizer que sente o sabor de tudo aquilo que eu como. Como quero, tal como todos os pais, que a minha filha seja "bom garfo" (e, de preferência, um garfo saudável) tento fazer pratos saudáveis e cheios de sabor.
A quinoa, para além de um alimento versátil, é de fácil confeção e ótimo para preparar para levar na marmita. Na folga, decidi preparar um prato com quinoa enquanto fazia a sopa da gordinha. Já desde a vinda do Luís do Kosovo que não assava uns legumes no forno, e decidi que estava na altura de ele provar esta forma de cozinhar os legumes que ficam cheios de sabor.
Sempre que asso legumes, faço-o numa forma de metal para bolos e tapo a forma com papel de alumínio, pois acho que enaltece ainda mais o sabor.

Então, para preparar esta Quinoa com Legumes Assados irão precisar:
- 1 chávena de chã de quinoa previamente levada em água fria
- 2 chávenas de chã de água a ferver
- 1/2 pimento verde em tiras largas
- 1/2 pimento vermelho em tiras largas
- 1 cebola pequena em meias luas
- 2 mãos cheias de couve flor partida em raminhos pequenos
- 1 fatia de abóbora cortada emcubinhos pequenos
- 2 tomates chucha partidos em pedaços pequenos
- Tominho fresco a gosto
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- Mistura de pimentas moida na hora

Pré-aquecer o forno a 180º. Depois da água levantar fervura, colocar a quinoa e deixar cozinhar em lume brando. Numa forma para bolos redonda, colocar todos os legmes, temperar e envolver bem. Tapar com o papel de alumínio, fazer uns furinhos no papel para saida do vapor, e levar ao forno cerca de 40min, mexendo de vez em quando. Retirar a folha de aluminio e deixar mais 5min para os legumes ganharem um pouco de cor.
Depois de retirar os legumes, envolver a quinoa previamente cozida. Servir quente, como refeição principal ou acompanhamento.
Pensei que o Luís não ia achar grande piada, pois não aprecia saladas com quinoa mas, neste caso, a quinoa absorve o azeite com o sabor doslegumes assados e este prato sabe a conforto de outono! É delicioso e só tenho pena de não termos almoçado em frente à lareira, porque ia ser a conjugação perfeita! Esta semana vou trabalhar longe de casa, e este será o meu almoço de marmita com toda a certeza... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia