terça-feira, 2 de outubro de 2012

Um beijo e um queijo

Não gosto de Madalenas de compra, têm muita gordura e um sabor muito intenso a manteiga. Quando quero bolinhos individuais do género das Madalenas, faço em casa... Descobri à alguns dias que até poderia substituir a manteiga por queijo fresco! E para estrear a minha forma nova de queques em forma de concha (que já andava a cobiçar à meses!), nada melhor do que umas Madalenas de queijo fresco e laranja. 
Vão precisar:
- 5ovos inteiros
- 240g de farinha de arroz
- 1/2 colher de fermento em pó
- 130g de queijo fresco
- 70g de açúcar em pó
- raspa e sumo de uma laranja
- canela a gosto

Untem a forma com manteiga e farinha, e liguem o forno a 180ºC. Comecem por bater os ovos com o açúcar, até obter uma mistura homogénea. De seguida, acrescentem o queijo fresco, e batam até incorporar bem. Juntem a raspa da laranja e metade do sumo. Incorporem a farinha de arroz e o fermento (peneirados) na mistura anterior, lentamente e com uma colher de alumínio. Não encham as formas em demasia, pois as Madalenas ainda crescem um pouco. Depois de encher as conchas todas, batam com a forma no balcão para acomodar a massa. Coloquem no forno durante cerca de 20-25 minutos. Depois de retirar, desenformem e polvilhem com canela.

Sempre que penso em conchas, lembro-me de beijinhos do mar, e estas Madalenas foram batizadas de "Madalenas beijoqueiras"! São leves, de sabor delicado e deliciosas para acompanhar um chá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia