domingo, 13 de janeiro de 2013

Lasanha Verde com Alheira e Legumes

No cabaz que a Milaneza gentilmente ofereceu no passatempo do Dia Mundial das Massas, vinha um pacote de lasanha de espinafres. Nunca tinha experimentado, e estava há algum tempo com vontade de experimentar, e ontem surgiu a oportunidade!
Como ao sábado é dia de experiência na cozinha, e tinha lá umas alheiras para cozinhar, e alguns legumes, comprei um pacote de ricota e pus a imaginação a funcionar! Ontem, cá em casa, jantou-se Lasanha Verde com Alheira e Legumes.
Para esta receita, irão precisar: (para 3 pessoas)
Para o molho de tomate:
- 3 tomates maduros, previamente pelados
- 1/2 pimento verde picado 
- 1/2 pimento vermelho picado
- 1 chalota pequena picada
- 1 malagueta com sementes
- 1/2 cerveja
- 1 ramos de salsa picada
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
- 2 alheiras
- 1 couve coração
- 170g de ricota
- 1/2 pimento verde pequeno cortado em rodelas finas
- 1/2 pimento vermelho pequeno cortado em tiras finas
- 1 cebola roxa em meias luas
- 3 beterrabas pequenas cozidas, e cortadas em fatias
- 1 tomate não muito maturo cortado em rodelas finas
- 6 folhas de lasanha verde Milaneza
- Queijo emmental ralado (na hora) para polvilhar
- Sal q.b.
- Pimenta preta moida (na hora) q.b.
- Noz moscada raspada q.b.
- Azeite q.b.
- 3 ovos escalfados em água
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Pelar os tomates e picá-los muito bem. Numa panela colocar azeite, a cebola, os pimentos e a malagueta picados. Deixar refogar um pouco, sem deixar a cebola queimar, e acrescentar os tomates e um pouco de cerveja. Temperar a gosto e deixar reduzir. Sempre que comece a ficar sem liquido, acrescentar um pouco de cerveja, até que o tomate esteja bem cozinhado. Retificar os temperos e acrescentar a salsa. 
Num tacho anti-aderente, grelhar a cebola, os pimentos, a beterraba e o tomate, com um fio de azeite e um pouco de sal e pimenta preta. A temperatura do fogão deve ser alta, caso contrário, os legumes vão libertar a água, e cozer em vez de grelhar. 
Depois de retirar os legumes, colocar um fio de azeite, baixar a temperatura, e colocar a alheira desfeita e sem pele, mexendo sempre. Misturar as folhas de couve coração, e a ricota, mexendo sempre, deixando que a couve coza por envolvencia com os outros ingredientes. Temperar com um pouco de pimenta preta e raspar noz moscada a gosto. Reservar.
Numa panela grande colocar água, um pouco de sal e azeite. Quando estiver a ferver, cozinhar as folhas de massa deixando-as al dente. Cortar as folhas em dois.
Num prato fundo, colocar uma colher de sopa de molho de tomate. Colocar uma folha de massa, um pouco de preparado de alheira e depois os legumes grelhados. Fazer uma segunda camada, terminando com os legumes. Ralar emmental por cima, a gosto. Levar ao forno cerca de 20minutos, até que o queijo comece a ganhar alguma cor. 
Enquanto as lasanhas estão no forno, escalfar os ovos em água com um pouco de vinagre de vinho branco (para que a clara não se desfaça).
Servir a lasanha com o ovo escalfado. 
Estreei os pratinhos novos, e o jantar não podia ser mais colorido para combinar com eles! Estava tão diferente e delicioso... O ovo dá-lhe um toque especial, e a beterraba um sabor a terra, que liga muito bem com a alheira, menos forte pela ligação com a ricota! As minhas papilas gustativas ficaram extasiadas com a riqueza deste prato...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia