domingo, 9 de dezembro de 2012

Reconfortante...

O que apetece jantar quando está muito frio e a precisar de conforto?? Uma sopinha quentinha, suave e deliciosa aquece qualquer coração resfriado... 
A sexta feira passada não foi um dia emocionalmente fácil, e a melhor coisa para me animar um pouco é cozinhar! Estive durante a tarde de volta de um bolo de aniversário (para o meu primo, Francisco Cepa! O resultado está no facebook do "Que Massada"), mas não me apetecia preparar nem carne nem peixe para o jantar. Então decidi fazer uma sopinha linda e tão suave que come-la foi receber uma dose de carinhos. Preparei então uma Sopa de Couve Coração com Presunto.
Para esta sopa irão precisar: 
- Parte branca de 2 alhos francês
- 2 corações pequenos
- 2 cenouras pequenas
- 1 Chuchu (ou Pimpinela)
- Azeite q.b.
- Água quente
- Sal a gosto
- 4 fatias de presunto finas
- Cebolinho para decorar
- Gressinos para acompanhar

Colocar numa panela o azeite e o alho francês cortado em pedaços pequenos. Deixar refogar até começar a ficar transparente. Acrescentar os outros legumes também em pedaços pequenos e deixar cozinhar, até ficarem bem cozinhados. Temperar a gosto com sal, e ir mexendo para que não pegue ao fundo da panela. No caso de ficar com pouco líquido, acrescentar água quente, mas nunca em excesso!
Passar a sopa com a varinha mágica, e verificar a consistência, acrescentando um pouco de água no caso de estar muito grossa. A intenção é que fique cremosa, nem muito líquida, nem muito consistente. Retificar os temperos.
Colocar um tacho pequeno a aquecer. Depois de estar quente, colocar o presunto desfeito em pedaços pequenos. Deixar fritar na própria gordura, para que fique mais ou menos crocante.
Servir a sopa com o presunto por cima, um pouco de cebolinho e um fio de azeite cru. Acompanhar com gressinos.
Só pede mais um acompanhamento: uma lareira quentinha, uma mantinha e um coração a precisar de miminhos... Tudo passa depois desta deliciosa sopinha!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia