domingo, 23 de dezembro de 2012

Cor de ervilha

A minha avó materna é fã das minhas sopas e cremes de legumes, e hoje decidi fazer um Creme de Ervilhas para servir antes das codornizes com laranja. Enquanto o fazia, lembrei-me que foi com a minha avó que aprendi a música do "gato com os olhos cor de ervilha", e agora não me sai da cabeça!! 
A preparação deste creme é muito rápida e nada complicada, mas agrada apenas aos amantes de ervilhas, e a meu ver não deverá ser servida uma grande quantidade, pois é um creme forte.
Para preparar este creme irão precisar:
- Parte branca de 2 alhos francês em juliana
- 400g de ervilhas congeladas
- Parmesão q.b.
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- 1.5l de água quente
- Pimenta moída q.b.
- Algumas folhas de mangericão para decorar

Colocar o alho francês e o azeite, deixando cozinhar até começar a ficar transparente. Acrescentar as ervilhas, temperar a gosto e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos. Depois das ervilhas estarem cozinhadas, acrescentar a água fervida, e deixar levantar nova fervura. Retificar os temperos e, antes de ralar, raspar um pouco (sou sempre generosa nesta fase) de parmesão. Passar com a varinha até criar um creme uniforme. Testar o tempero e retificar, se necessário. Servir com parmesão ralado na hora, um fio de azeite e decorar com uma folha de mangericão.

O objetivo de agradar a avó foi atingido com sucesso!! Enquanto comíamos o creme, martelava na minha cabeça:
"Era uma velha que vivia numa ilha,
Era uma velha que vivia numa ilha,
E tinha um gato com os olhos cor de ervilha!!" 

Bons Tempos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia