domingo, 6 de janeiro de 2013

Pudim de Limão e Coco ao Vapor

Já não utilizava a minha panelinha de bambú "mais-fofa" há algum tempo, mas ontem, como tive visitas para o jantar de Reis, decidi colocá-la ao serviço. A entrada já estava esboçada na minha cabecinha, e o prato principal seria uma Italianíssima Putanesca, só me sobrava a sobremesa para cozinhar a vapor. Coloquei a imaginação a funcionar, procurei o que tinha por casa, e decidi fazer uns Pudins de Limão e Coco ao Vapor com Creme de Framboesa e Hortelã Chocolate.

Para os pudins é necessário:
- Caramelo para untar 6 ramekins
- 15Cl de bebida de soja
- 50g de coco ralado
- 3 ovos inteiros
- 2 colheres de amido de milho
- Raspa de 1 limão
- Sumo de 1/2 limão
- 120g de açúcar amarelo
Para o creme de framboesa, irão precisar:
- 100g de framboesas congeladas
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
- 4 folhas grandes de hortelã-chocolate

Colocar água até encher metade de uma panela com o mesmo diâmetro da panela de bambú. Colocar ao lume para que ferva. Untar com caramelo líquido os ramekins, e colocá-los dentro dos dois pratos (cestos) da panela de bambú.
Num recipiente, colocar todos os ingredientes e passar bem com a varinha mágica. Encher 3/4 de cada ramekim com a mistura preparada, montar a panela e colocar em cima da água fervente, colocando em lume médio, para que continue a libertar vapor, mas sem evaporar a água. 
Deixar cozinhar durante cerca de 20minutos. Retirar e colocar no frio. 
Num fervedor colocar os ingredientes para o creme de framboesa. Deixar ferver, e depois colocar em lume médio-baixo durante 10minutos para que engrosse um pouco. Retirar e passar por um passador fino. Reservar no frio.
Servir os pudins bem frios com o creme de framboesa.
Ficaram tão lindos que me puseram a suar de orgulho!! Doces e com textura consistente, e refrescados pela acidez do creme aveludado de framboesa... Uma sobremesa rápida e interessante. Os convidados, que estavam curiosos com o que sairia da panelinha de madeira, ficaram fãs.
Vou repetir brevemente!!

5 comentários:

  1. Adoro pudins e gosto destas versôes minis pois ficam lindas.
    Gostei da combinação de limão e coco e para terminar com o creme de framboesa ficam perfeitos.
    Uma delicia de sobremesa.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Ficaram mesmo uma delicia... Não muito doces, ótimos para finalizar um jantar "pesado".

      Beijinho,
      Virgínia Carneiro

      que-massada.blogspot.pt

      Eliminar
  2. Que pudins tão mimosos e com um ar tão apetitoso! ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá, ficaram cá com um aspecto!! Vou experimentar mas tenho umas duvidas. Dá para substituir a bebida de soja por leite? E se não tiver panela de cozer ao vapor qual é o método para os cozer? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra. Obrigada pela visita, e espero que continue a seguir-nos! A bebida de soja pode ser perfeitamente substítuida por leite, na mesma quantidade, só utilizo a bebida de soja porque eu não bebo leite e não me apetecia abrir o pacote de leite :-)
      Em relação à panelinha, acho que pode ser substituida por um tupperware ou uma panela de cozinhar ao vapor. Acho que o banho maria também pode funcionar, mas em relação a tempos, não lhe sei dizer pois nunca experimentei!
      Experimente e depois conte-nos o resultado :-)

      Um beijinho,
      Virgínia Carneiro

      Eliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia