domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bolachas de Cacau com Recheio de Framboesa


A Alquimia dos Tachos, em parceria com a Umami(http://umami.com.pt/umamibox),lançaram um desafio do Dia dos Namorados, onde se poderia concorrer com um poema, foto ou receita, para tentar ganhar uma Umami Box. Adoro participar em passatempos, acho que a nossa imaginação fica muito mais aguçada, por ter um propósito a atingir.
A minha receita não foi a vencedora, mas cá em casa, no emprego e em casa da minha sogra foi medalha de ouro!! Para que possam fazer estas bolachinhas, para acompanhar um chazinho e uma tarde romântica, aqui fica a receita.
Ingredientes para as bolachas:
- 125g de manteiga
- 150g de açúcar amarelo
- 1 ovo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 70g de cacau em pó magro, peneirado
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 400g de farinha peneirada

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar os tabuleiros com os tapetes de silicone. Num recipiente, misturar a manteiga com o açúcar, até obter um creme uniforme. Acrescentar o ovo e a essência de baunilha, e envolver bem. Peneirar os ingredientes secos, envolvendo lentamente com a ajuda de uma espátula de silicone, mas sem mexer demais. Ligar a massa, utilizando as mãos, e apertar bem com película aderente, reservando no frigorífico durante cerca de 1h.
Tender a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada, e cortar corações todos do mesmo tamanho. Em alguns, cortar as iniciais dos nomes dos “namorados”. Levar ao forno cerca de 20min, ou até ficarem cozinhadas, sem passar demasiado. Deixar arrefecer uma grelha.

Ingredientes para o recheio de framboesa:
- 200g de framboesas congeladas;
- 2 colheres de sopa rasas de amido de milho
- 100g de açúcar
- 80g de manteiga em cubos
Colocar as framboesas e o açúcar numa panela, em lume médio. Ir mexendo até que se caramelize ligeiramente. Retirar do lume e passar por um coador, para retirar as sementes das framboesas. Acrescentar a farinha, mexendo bem. Ir colocando um cubo de manteiga de cada vez, e mexer sempre. Deixar arrefecer antes de rechear as bolachas.
Antes de rechear as bolachas, polvilhar com açúcar em pó a bolacha que fica por cima (as que têm as iniciais). Colocar o recheio na bolacha de baixo, e sobrepor a bolacha polvilhada.
Estas bolachinhas sabem a paixão, pecado saudável e amor bem temperado...
Quando o meu Amor vier, haverá uma tarde de bolachinhas do romance...

5 comentários:

  1. Parecem-me excelente as bolachinhas.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Hum! Que tentação! Ficaram mesmo lindas e irresistiveis!
    BJs
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Podes não ter ganho...mas essas bolachas tem um aspecto vencedor!
    beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. Uma delicia de aspecto, uma tentačao! Espero que sejam simples porque vou meter mãos à obra... Lá se vai a tentativa de dieta...

    ResponderEliminar
  5. Obrigada meninas!! :-) São uma delicia e muito fáceis de fazer! Desejo-vos excelentes resultados, que temperem lanches cheios de romance...

    Beijinhos,
    Virgínia Carneiro

    que-massada.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia