domingo, 3 de fevereiro de 2013

Tortelini de Frango e Nabiça

Já não usava a minha máquina de fazer massa fresca há algum tempo, e ontem apetecia-me fazer algo diferente e delicioso e, além disso, o meu estado de espírito pedia massa com um grau de urgência elevado! 
Antes de ir à cabeleireira (a 1ªvez este ano, agora só daqui a seis meses!), ainda houve tempo para fazer a primeira colheita de rúcula da hortinha cá de casa, para preparar a saladinha que mais tarde deveria ser o parceiro da massa fresca que idealizava na minha cabeça!!
Ainda tinha que comprar requeijão antes de voltar, mas demoramos tanto na cabeleireira que não tive outra opção senão improvisar com o que tinha na despensa... Fui buscar a minha máquina mais-fofa, e a panela de bambú, estreei a toalha de bancada nova da Tupperware e preparei Tortelini de Frango e Nabiças
Para preparar tortelini, irão precisar:
Para a massa:
- 300g de farinha
- 3ovos
- Azeite q.b.

Para o recheio:
- 1 peito de frango caseiro picado
- 1 molho de nabiças cozidas
- 200ml de natas
- Noz moscada a gosto
- Pimenta preta moída q.b.
- Sumo de meio limão
- Sal q.b.
- Azeite q.b.

- Azeite q.b.
- Emmental ralado (ou outro queijo a gosto)
- Pimenta preta moída q.b.
- Rúcula para acompanhar
- Sumo de limão q.b.
Num recipiente colocar a farinha, os ovos e um pouco de azeite, e misturar ligeiramente com a batedeira, até obter uma textura granulada. Passar a massa para a toalha de bancada e envolver bem, enrolando a massa, e empurrando com o pulso, repetidamente até obter uma massa homogénea. Fazer uma bola, apertar bem com película aderente e colocar no frigorífico, no mínimo 30 minutos. 
Desta vez fiz a massa de forma diferente, e deixei repousar no frio, para que os ingredientes reagissem, e a massa ficou perfeita!! 
Entretanto, preparar o recheio: na wok, colocar um fio de azeite e colocar o frango com o limão, para que cozinhe e ganhe um pouco de cor. Acrescentar as nabiças e temperar a gosto (sejam generosos na noz moscada!). Colocar as natas, e deixar engrossar, mexendo sempre. O recheio deve arrefecer um pouco, para ser mais fácil fazer os tortelini.
Tender um pouco a massa, utilizando o rolo de massa e uma superfície ligeiramente enfarinhada, para que esta passe na máquina, na posição 7 (que na minha é a mais larga). Deve passar 2 vezes nesta posição. Depois uma vez na posição 6, uma na 5 e uma última na 4. Com um cortante de bolachas redondo (cerca de 6cm de diâmetro), cortar círculos de massa. 
Em cada um dos círculos colocar um pouco de recheio no centro, apertar os bordos pressionando o recheio, formando uma meia lua, e unir as duas pontas da meia lua, formando uma espécie de chapéu. Colocar os tortelini nos pratos da panela de bambú, previamente revestidos com papel vegetal. 
A panela de bambú deverá ser colocada em cima de um recipiente do mesmo diâmetro, com água a ferver durante cerca de 15 minutos.
Servir num prato fundo, com um fio de azeite, um pouco de pimenta moída e queijo ralado, umas gotas de limão e algumas folhas de rúcula para acompanhar.
Este prato foi quase quase 100%biológico! Os ovos são das galinhas de um funcionário da nossa empresa (justifica a cor da massa), as nabiças de uma vizinha da minha sogra, o frango é do galinheiro da minha sogra e a rúcula e os limões são cá de casa... Maravilha!
É um jantar requintado, leve e fresco, e divertido de preparar. Ficou um máximo no meu prato Bordallo Pinheiro...
Impressiona os mais exigentes, até eu fiquei impressionada (e a transbordar de orgulho, quando todo o sabor me explodiu na boca!)
Já tenho a cabeça a mil, com ideias novas para treinar este tipo de pastas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia