quarta-feira, 20 de junho de 2012

Apimentado...

O fim de semana é sempre dedicado a fazer o que mais gosto e a aproveitar os mimos do meu mais-que tudo! Este sábado, preparando o programa de geocaching de Domingo, deu-me a vontade de algo que apimentasse o jantar. Como queria estrear os meus Ramekins (que finalmente encontrei!!) e não tinha grande tempo para estrear o suflé de limão que tinha planeado, decidi utilizar o que tinha lá por casa e criar um prato picante e de preferência com queijo, que tanto agrada aos cá de casa...
Decidi chamar-lhe "frango com beringela em cocote", mas devia ter acrescentado a palavra picante ao nome!! É um prato lindo lindo e delicioso.
Para a confeção, coloquei no Wok o alho francês e duas malaguetas grandes (uma com sementes, só para apimentar mais um pouco) com azeite, deixando o alho francês começar a ficar fragrante (mais transparente). Acrescentei a beringela em cubos e sem casca, 2 tomates em cubos (previamente pelados), pimento verde e vermelho bem picado, couve roxa em juliana e o peito de um frango caseiro em cubos. Deixei cozinhar até o frango estar bem cozido. 
Os ramekins foram pincelados com manteiga derretida, e a massa folhada foi colocada a revestir o interior, coberta por papel vegetal e coloquei um recipiente mais pequeno a fazer peso por cima da massa. Foram ao forno cerca de 10-15min a 170ºC. Depois da massa estar cozida, mas sem ter ganho cor, retirei e recheei com o preparado de frango. Bati um ovo com um pouco de leite e reguei o preparado para ligar os ingredientes, e finalizei raspando queijo a gosto. Coloquei no forno durante cerca de 15 min a 200ºC e depois 3-5min a gratinar. Servi com arroz Thai-Jasmine.


A minha ideia inicial era não tirar a cocote do ramekim e comer assim, mas o Luís implicou e retirou o dele! Achei que estava tão tão bem, que retiramos todos!! Soube deliciosamente, apesar de termos de beber o dobro...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia