sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Queijinho Fofo!!

Quando fiz os meus primeiros souflés (os de laranja), fiquei extasiada de tanta felicidade enquanto, pela porta do forno, os via a crescer!! Fiquei foi com o bichinho de fazer o souflé salgado, mas nunca surgia a oportunidade...
Como sei que a Marina e o Ricardo gostam de queijo, quando os convidei para jantar, pensei logo "nem é tarde nem é cedo, vai ser mesmo hoje", e decidi preparar uns Souflés de Queijo com Cebolinho, rezando para que a experiência salgada corresse tão bem como a doce...
Para fazer os Souflés, irão precisar de:
- 2 colheres de sopa de manteiga + um pouco para untar os ramekins
- 2 colheres de sopa de farinha
- 30Cl de leite
- 3 gemas
- 3 claras batidas em castelo
- 1 taça cheia de emmental ralado (cerca de 100g)
- 1/2 taça com queijo parmesão raspado
- 1 ramo de cebolinho picado finamente
- Noz moscada a gosto

Untar 6 ramekins com manteiga e polvilhar com o parmesão raspado. Colocar as formas no frigorífico até à hora de as encher para irem ao forno. Ligar o forno a 180ºC.
Colocar a manteiga e a farinha numa panela, e levar ao lume médio, mexendo até que a mistura uniformize e se desprenda das paredes da panela. Acrescentar o leite aos poucos, e ir mexendo para que o bechamel engrosse e fique com uma textura uniforme. Colocar noz moscada a gosto. Retirar do lume.
Acrescentar ao bechamel as gemas ligeiramente batidas, mexendo sempre para que a mistura não talhe. Acrescentar o queijo emmental e envolver bem, e colocar também o cebolinho.
 Com uma espátula, envolver delicadamente as claras em castelo na mistura, para que não se perca o ar, e os souflés cresçam.
Colocar a mistura nos ramekins, enchendo 3/4 da forma, e polvilhar com parmesão ralado. Levar ao forno, a 160ºC, cerca de 25 minutos, verificando (sem abrir a porta) se crescem e ficam com uma tonalidade dourada por cima. Ao retirar, abrir a porta devagar, e retirar os souflés delicadamente. Servir imediatamente com um pouco de cebolinho a decorar.
Só tenho a dizer-vos que para quem gosta de queijo é como ir à lua e vir!! O sabor explode na boca e apetece comer devagar para desfrutar da textura cremosa que o queijo confere ao souflé. O parmesão utilizado para polvilhar os ramekins ajuda o souflé a crescer e forma uma capa crocante e de sabor mais intenso. 
Vai ser a entrada da Consoada...De comer e chorar por mais...

4 comentários:

  1. Estou-me a babar!
    beijinhos e bom fim de semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-) Obrigada!! São mesmo qualquer coisa, tanto visualmente, como em termos de sabor!!

      Beijinho e bom fim de semana!!
      Virgínia Carneiro

      que-massada.blogspot.pt

      Eliminar
  2. Ficaram lindos,nunca fiz com medo que baixem ao sair do forno.
    Sou azarada nessas coisas.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente São!! Fiz souflé 2 vezes e saiu bem das duas. É mais fácil do que parece, só gostam de muita delicadeza... :-)

      Um bom fim de semana
      Beijinho,
      Virgínia Carneiro

      que-massada.blogspot.pt

      Eliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia