domingo, 4 de novembro de 2012

Gula é Pecado!

Normalmente arroz é um acompanhamento que não me diz grande coisa, mas um risoto bem feitinho, isso sim, sofro algo semelhante a uma metamorfose, rio para ele antes de o devorar sem qualquer piedade... O risoto tem é um defeito enorme: para parar de comer é muito complicado! 
Ontem decidi então fazer um risoto de alho francês e tomate com Gambas grelhadas. Só de pensar na preparação aqueci as almas cá de casa...

Para preparar este prato irão precisar: (refeição para 3 adultos)
- Aproximadamente 20 gambas grandes
- Sumo de 1 lima
- Sumo de 1/2 limão
- 3 dentes de alho
- 2 alhos francês
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho
- 1 malagueta em flor
- 1 malagueta normal com sementes
- 1 copo de vinho branco (Gazela)
- 3 tomates maduros picados (previamente pelados)
- 1 mão de arroz por pessoa + 1 extra (neste caso, 4 mãos de arroz)
- 2 colheres de sobremesa de manteiga, mais um pouco para as gambas
- sal q.b.
- azeite q.b.
- cebolinho q.b.
Descascar as gambas, reservando as cabeças para o caldo. Depois de descascadas, marinar com o sumo da lima e do limão, um pouco de sal e os dentes de alho picados. 
Não gosto de fazer risoto com água nem com caldos preparados, faço o meu próprio caldo, e para isso, colocar numa panela com água as cabeças das gambas, a malagueta em flor grosseiramente cortada, a parte verde dos alhos francês e 1/4 de cada um dos pimentos e um pouco de sal. Deixar o caldo ferver cerca de 20 minutos.
Para o risoto, numa panela baixa, colocar a parte branca dos alhos francês em juliana, 1/4 de cada um dos pimentos picados em cubos pequenos, a malagueta também picada e um pouco de azeite. Deixar refogar um pouco até ao alho francês começar a ficar translúcido. Colocar o risoto e ir mexendo até ficar ligeiramente transparente. Acrescentar o vinho branco e ir mexendo. Quando iniciar a ficar sem líquido  colocar o tomate, e ir mexendo. Sempre que seja necessário acrescentar liquido, colocar 1 colher de sopa do caldo previamente preparado. O fogão deverá estar sempre em lume médio-baixo e o risoto deverá ser mexido constantemente. Quando duplicar de volume e os grãos estejam suaves, mas não cozidos demais, retirar do lume, temperar com sal a gosto, envolver a manteiga e o cebolinho.
Ainda antes de terminar o risoto, colocar um tacho quente com um pouco de manteiga, e grelhar as gambas, com cuidado para não cozinharem demasiado.
Servir de imediato o risoto e acompanhar com as gambas.
Este prato é um enorme pecado!! 
O sabor rico do risoto, a textura rija das gambas refrescadas pelos citrinos... Gula, podia perfeitamente chamar-se assim.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia