quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Parabéns Paizinho!

No passado dia 18 de Novembro (Domingo), o meu paizinho fez 48anos, houve uma ida ao restaurante, e o bolo rei da MFP para festejar com a família. Bolo de aniversário como deve ser teve a sua atuação na segunda feira ao almoço, no almoço da nossa empresa, em que o aniversariante paga o almoço aos outros funcionários. O pai tem que ser mesmo à patrão, por isso lá lhe fiz um bolo com deve ser... Saiu então um Bolo de Cacau com Framboesas e Hortelã
Para a decoração, irão precisar: 
- 100g de chocolate branco derretido em banho-maria
- pastilhas de chocolate branco (aproximadamente 80g)
- 200g de framboesas frescas
- Folhas de hortelã fresca
Colocar o chocolate branco numa caneta decorativa e, em cima do papel vegetal desenhar as decorações que desejarem, no meu caso, tracei o número 48, fiz uma grelha e duas espirais. Deixar arrefecer, e colocar no frigorífico até à hora da decoração

Para o recheio:
- 125g de manteiga amolecida
- 1/2 colher de sopa de cacau dissolvida em 1/2 colher de sopa de água quente
- 100g de açúcar em pó
Bater bem e reservar no frigorífico.
Para a gananche:
- 250g de chocolate preto (a gosto, eu prefiro sempre o que tem uma maior percentagem de cacau)
- 200ml de natas
Colocar o chocolate partido num recipiente. Aquecer as natas até levantarem fervura. Quando começarem a ferver, verter por cima do chocolate e ir envolvendo até derreter. Reservar. 

Para o bolo irão precisar:
- 125g de manteiga amolecida
- 200g de açúcar refinado
- 4 ovos (separar gema da clara)
- 175g de farinha
- 50g de cacau magro em pó
- 1 colher de café de fermento em pó
- 50g de amêndoa em palitos
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Ir acrescentando uma gema de cada vez, e bater bem. Peneirar a farinha, o cacau e o fermento para um recipiente à parte, e bater as claras em castelo. Acrescentar ao preparado anterior alternadamente as claras e a mistura de farinha e cacau, envolvendo delicadamente com uma colher grande de metal. Acrescentar a amêndoa em palitos e envolver delicadamente. 
Colocar a massa numa forma redonda e sem buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha. Colocar cerca de 20-25min no forno pré-aquecido a 180ºC, verificando se o interior está cozido, utilizando um esparguete. 
Deixar o bolo arrefecer. Desenformar, e cortar a meio na horizontal. Rechear com o creme de manteiga. A gananche já deverá ter uma consistência resistente ao toque, e deste modo, permite uniformizar a superfície do bolo. Barrar com a gananche arrefecida, e voltar a aquecer (em banho-maria) a restante. Verter em cima do bolo e alisar com uma espátula. 
Colocar o bolo no prato de servir, e decorar a gosto com o chocolate branco, as framboesas e a hortelã.
Este bolo fez logo sucesso mal entrei no restaurante! É o típico bolo de festejar algo importante. Não é excessivamente doce, devido ao cacau em pó, e também não é seco graças ao recheio de creme de manteiga. As framboesas são a alma gémea do chocolate preto, e a hortelã confere-lhe o perfume e termina o quadro! 
Ficou perfeito.

1 comentário:

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia