quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Segunda é dia da Sopa

À segunda feira (normalmente o meu dia de folga), é dia de fazer uma grande panela de sopa para alimentar as nossas barrigas esfomeadas nos jantares da semana toda. A sopa é um prato leve e delicioso, que não fica nada dispendioso (bem, pode ficar, depende do que pretendemos) e bastante nutritivo. 
O grande problema cá em casa é que o meu pai não vai muito à bola com as sopas... É mesmo muito difícil de satisfazer! Os comentários repetem-se, e mesmo nas sopas mais deliciosas, lá tenho que ouvir "se tivesse aqui uma sopa de lavrador..."
Esta segunda lá me decidi a dar um toque rústico à minha sopa, mas não me rendi à batata, que normalmente não utilizo nas sopas...
Para esta sopa irão precisar: 
-1/2 Chalota em cubos grosseiros
-1 alho francês em juliana (parte branca e parte verde)
- 3 caules de aipo em cubos e a ramada de uma das folhas 
- 1/2 couve flor partida em pedaços grosseiros
- 1/2 beringela
- 2 nabos e cubos
- 3 cenouras médias em rodelas não muito grossas
- 1 couve penca 
- 1 frasco de feijão manteiga cozido
- Azeite q.b.
- Sal q.b.

Numa panela grande colocar o azeite, a chalota e o alho francês e deixar estalar até ficar translúcido. Acrescentar o aipo, a couve flor, a beringela, os nabos, os talos da penca e duas colheres de sopa de feijão. Deixar cozinhas em lume médio, mexendo frequentemente. 
Noutra panela mais pequena, colocar as rodelas de cenoura a cozer com um pouco de sal. Quando ferver, acrescentar as folhas da penca (que devem ser rasgadas com as mãos) e o feijão. 
Entretanto, os legumes da sopa deverão começar a ficar sem liquido. Acrescentar (com o auxílio de uma colher de servir a sopa) um pouco da água de cozedura das cenouras, penca e feijão. Temperar com sal a gosto. Quando os legumes estiverem bem cozinhados, passar com a varinha. Acrescentar ao creme obtido as cenouras, a penca e o feijão que foram cozidos à parte. Acrescentar água quente e retificar o tempero. Deixar levantar fervura. Retirar do lume e colocar um fio de azeite. 
O meu pai, finalmente, adorou a minha sopa!! Sabor da lavrador com o perfume delicado do aipo, que a torna diferente e não menos apetecível... 
Reconfortante, como todas as sopas deverão ser.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia