quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vaidoso...

O meu bacalhau da consoada foi despromovido... No dia 24 havia tanta fartura para 5 pessoas apenas, que decidi reservar a sua atuação para dia 25. Mas no dia 25 é Natal, e há quem vista a roupa nova para almoçar. Eu fiquei-me pelo fato de treino, mas o meu bacalhau (tão vaidoso!!) aprontou-se todo para impressionar todos os que se sentaram à mesa de Natal... Fez-se acompanhar dos velhos colegas de jornada, as couves, as batatinhas e o azeite, e trouxeram mais dois amigos, o alho e o tomilho. Cá em casa o almoço foi Bacalhau à Lagareiro com Couve Penca Salteada.

Para preparar este prato, irão precisar: (para 5 adultos)
- 3 postas de bacalhau demolhado grandes
- 2 couves penca grandes
- 1kg de batatas pequenas com casca
- 1 ramo grande de tomilho
- 10 alhos com casca, esmagados
- 2 alhos finamente picados
- Azeite
- Sal a gosto
Ligar o forno a 180ºC. Colocar as batatas a cozer em água e sal. Cozer também a couve penca. 
Num tacho anti-aderente, colocar azeite até cobrir bem a superfície, 5 alhos esmagados e tomilho.Deixar o azeite aquecer. Secar bem as postas de bacalhau, e colocar no tacho com a pele para baixo, deixando passar cerca de 2-3 minutos de cada lado.
Retirar e colocar tudo numa assadeira.
Quando as batatas estiverem cozidas, retirar e dar um murro em cima de cada uma delas, tendo o cuidado de não ser muito forte, para não as desfazer. Colocar as batatas numa assadeira, com bastante azeite, tomilho e alhos esmagados com a casca. 
Levar as assadeiras ao forno cerca de 15-20 minutos.
Enquanto as batatas e o bacalhau estão no forno, colocar um pouco de azeite no tacho onde foi passado o bacalhau, e os alhos picados. Deixar ferver sem queimar o alho, e acrescentar as couves penca picadas (depois de cozidas), mexendo sempre para que tomem o gosto do azeite e do alho.
Em cada um dos pratos, utilizar um aro, e colocar a couve salteada por baixo, pressionando para não abalar, de seguida as batatas, e por fim metade de uma posta de bacalhau. Regar com um pouco de azeite das assadeiras, colocando um alho e um pouco de tomilho em cada uma das postas.
Este ano o bacalhau fez um brilharete!! Ficou tão delicioso e tão bonito, que acho que vou repetir na passagem de ano...

2 comentários:

  1. Obrigada São!! Tentei dar algum requinte à mesa de Natal...

    Beijinho
    Virgínia

    que-massada.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia