terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Melhor Aniversário de Sempre!!

Bem, peço desculpa por ter andado desaparecida, mas o meu mais que tudo está de volta e estive ocupadíssima a matar saudades!! No entanto, não abandonei os tachos e panelas, ai isso é que nunca... Ainda por cima, sábado, dia 24, festejei as minhas 26 primaveras, e teve que sair do meu palco mais um bolo deliciosamente fantástico, e muito muito aromático e feminino: Bolo de alfazema.
Para prepararem este bolo, vão precisar:
- 2dl de bebida de soja
- 4 colheres de café de flores de alfazema secas
- 250g de manteiga
- 300g de açúcar branco refinado
- 6 ovos inteiros
- 350g de farinha de trigo peneirada
- 1 colher de café de fermento em pó
- 200g de açúcar em pó
- Sumo de uma lima
- Manteiga e farinha q.b. para barrar a forma
Ligar o forno a 180ºC. Barrar a forma com manteiga e polvilhar com farinha.
Num tacho pequeno, colocar a bebida de soja e a alfazema em lume médio até ferver. Quando ferver, desligar, colocar a tampa e reservar por 30 minutos. Num recipiente grande, misturar a manteiga amolecida com o açúcar refinado até formar um creme esbranquiçado. Acrescentar um ovo de cada vez e ir envolvendo. 
À mistura de manteiga, açúcar e ovos, acrescentar um pouco de leite aromatizado, envolvendo bem. A seguir, acrescentar um pouco de farinha e fermento peneirados, e envolver delicadamente mais bem. Acrescentar mais leite (reservando um pouco para o glacé), e depois o resto da farinha, envolvendo bem (para envolver o leite e a farinha em porções, utilizei um salazar  fazendo sempre a mistura rente às paredes do recipiente). 
Colocar a massa na forma e levar ao forno 30minutos, testando o centro do bolo com um palito, para verificar a cozedura. 
Entretanto, enquanto o bolo coze, acrescentar açúcar em pó peneirado ao leite reservado e o sumo da lima. Ir mexendo até se formar um gel mais ou menos líquido. 
Depois do bolo pronto e desenformado, colocar o glacé por cima e deixar secar.
Apesar de ter sido logo rotulado como "O bolo das ervas do monte", teve um enorme sucesso! É fofo, mas ao mesmo tempo suculento, delicado, perfumado e lindo de morrer... O glacé dá-lhe uma consistência mais crocante e acidificada pela lima. Por ser diferente fez um enorme sucesso! Foi o bolo ideal para festejar o aniversário mais feliz de sempre. Obrigada a todos os que fizeram parte dele...

4 comentários:

  1. tenho que ir atrás de alfazema :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-) Cá pelo Norte só comprando em vaso e secando as flores, ou "pegar emprestado" dos jardins da cidade!! No sul, em Santa Margarida, existe em grandes quantidades nos campos...

      Beijinhos e obrigada pela visita :-)
      Virgínia Carneiro

      Eliminar
  2. Adorei o bolo. Bem diferente e perfumado.
    Nunca usei alfazema em doces mas acredito fique alguem excepcional.
    E ja agora Parabens e tudo de bom.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o melhor, Rosário, é que é muito fácil de preparar! A alfazema dá um toque especial, lembra-me sempre algo delicado e muito feminino :-)

      Obrigada pela visita,
      Virgínia Carneiro

      Eliminar

Obrigada por visitar o "Que Massada"!!
Espero ter-vos por cá mais vezes, sim??

Beijinhos,
Virgínia